Incentivadora da exportação de calçados, Apex Brasil comemora seus 25 anos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 13 de novembro de 2022 às 18:30
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Evento reuniu representantes de 57 setores econômicos brasileiros, inclusive o calçadista

Evento reuniu representantes de 57 setores econômicos brasileiros, inclusive o calçadista

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) comemorou 25 anos de sua criação em uma grande confraternização realizada em São Paulo/SP no último dia 8 de novembro.

O evento reuniu representantes dos mais de 57 setores econômicos brasileiros apoiados pela agência federal. Um dos que conta muito com a agência é o setor calçadista, muito presente na economia de Franca.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) esteve presente no evento representada pelo presidente-executivo e pela gestora de Projetos da entidade, Haroldo Ferreira e Letícia Sperb Masselli, respectivamente.

“Deste o nosso primeiro convênio com a ApexBrasil, assinado no ano 2000, qualificamos e ampliamos as exportações brasileiras para mais destinos. Passamos de 99 para mais de 160 países. A marca própria das fábricas brasileiras também passou a absorver uma fatia relevante dos embarques, construindo a imagem do nosso produto no exterior”, conta o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

Segundo Ferreira, além da ApexBrasil apoiar as exportações brasileiras de calçados, acaba por qualificar processos internos das empresas, principalmente pelas exigências do mercado internacional.

“As indústrias que se propõem a exportar precisam qualificar não somente o produto, mas se adequar a normas de ESG exigidas por mercados mais sofisticados. Assim, a qualificação para as exportações acabam influenciando também no desenvolvimento da competitividade para o mercado doméstico”, acrescentou Ferreira.

Segundo ele, a ApexBrasil exerce fundamental trabalho não somente com a Abicalçados, mas com outras mais de 50 entidades representativas do Brasil.

O convênio formalizado entre a Abicalçados e ApexBrasil é o Brazilian Footwear, que para o biênio 2021/2023 prevê investimentos de mais de R$ 35 milhões em ações de promoção comercial e de imagem, capacitação e desenvolvimento para exportações, entre outros.


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