Serra da Canastra: incêndio intencional já queimou cerca de 13 mil hectares

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 19 de agosto de 2020 às 11:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Área atingida desde o último sábado (15) já equivale a mais de 18 mil campos de futebol

Incêndio na Canastra pode ter sido provocado intencionalmente e de forma criminosa

​O tempo seco e uma possível ação criminosa causaram, maus uma vez, um incêndio de grandes proporções no Parque Nacional da Serra da Canastra, na região de São Roque de Minas (a 189 km de Franca). 

Desde o último sábado (15) o Corpo de bombeiros de toda a região vem trabalhando no sentido de apagar as chamas, que já destruíram 13 mil hectares do parque, uma área equivalente a 18 mil campos de futebol. 

Para o chefe do Parque, Carlos Henrique Bernardes, o incêndio pode ter sido provocado intencionalmente e de forma criminosa.

Os militares chegaram à Serra da Canastra nesta terça para dar apoio no combate às chamas. 

Segundo a corporação, seis militares se uniram aos 30 brigadistas da região, Serra do Cipó e Parque Nacional do Caparaó, que combatem o incêndio desde sábado.

As chamas nos locais conhecidos como Jacó e Vale dos Cândidos, ameaça evoluir para uma área com grandes chances de propagação rápida do fogo.

Os militares montaram um posto de comando na Portaria II do Parque Nacional, que fica no Distrito de São João Batista da Canastra, onde começaram as chamas.

Por causa da pandemia de Covid-19, o Parque Nacional da Serra da Canastra segue fechado e sem acesso permitido desde março.

Para Carlos Henrique, o fogo pode ter sido colocado na região intencionalmente, pois o mesmo teve início no meio da unidade e não em propriedades privadas adjacentes. 

“Suspeitamos que alguém deliberadamente entrou no parque fechado e colocou fogo intencionalmente”, afirmou.

Uma aeronave da Polícia Militar (PM) também dá apoio nos trabalhos transportando os brigadistas para regiões de difícil acesso por terra. 

Segundo o chefe do parque, um avião governamental Air Tractor, utilizado no combate às chamas ainda é aguardado na região.

O fogo começou na portaria II do parque, que fica no Distrito São João Batista da Canastra, na região do Chapadão da Canastra. 

As chamas já alcançaram o Chapadão da Babilônia. Nenhuma das áreas estão próximas à nascente histórica do Rio São Francisco, ou mesmo à cachoeira Casca D’Anta.

O fogo também não ameaça comunidades locais e não há pousadas na região onde as chamas se alastram, de acordo com Carlos Henrique. 

A área queimada ainda não foi contabilizada e somente após o término do combate é que será feita uma mensuração do território queimado.


+ Meio Ambiente