compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Caso a sua declaração anual tenha sido retida pela Receita Federal na popular malha fina, é possível reverter a situação
O segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2023 foi pago na sexta-feira (30 de junho). De acordo com a Receita Federal, 5.138.476 contribuintes receberam RS 7,5 bilhões.
Caso a sua restituição tenha sido retida pela Receita Federal na popular malha fina, é possível reverter a situação. Saiba como:
Informações erradas
Um dos principais motivos que levam as pessoas para a malha fina é o desencontro de informações.
Se esse for o caso, entre no programa da declaração do IR e corrija as informações que estão erradas. A própria Receita indica onde está o problema.
Visitando a Receita Federal
Se as informações estiverem corretas e ainda assim a declaração ficar presa, o contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.
Erros que te fazem cair na malha fina
01- Fontes pagadoras
Um erro comum é o de diferenças nos valores recebidos das fontes pagadoras. Na hora da declaração, é importante ter em mãos os informes de rendimentos para não colocar valores diferentes dos indicados.
Também verifique se você incluiu todas as fontes pagadoras do último ano em seu Imposto de Renda – isso inclui ex-empregadores.
02- Erros de digitação
Atenção aos erros de digitação de nomes, além de números de documentos, contas bancárias e de valores de rendimentos tributáveis.
03- Variação patrimonial
Segundo o portal Money Times, sempre que o contribuinte comprar um bem com valor maior que a sua renda, como imóveis e veículos, é necessário especificar como foi feito o pagamento, principalmente se ele for parcelado. A falta dessa informação pode provocar inconsistências patrimoniais.