compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Sapatos vindos da Ásia são uma preocupação para os fabricantes brasileiros, inclusive os francanos
Sapatos vindos da Ásia são uma preocupação para os fabricantes brasileiros, inclusive os francanos
Ao contrário das exportações, as importações de calçados seguem em alta. Nos sete meses do ano, entraram no Brasil 18,9 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 273,86 milhões, altas tanto em volume (11,2%) quanto em receita (34%) em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Segregando somente o mês de julho, os números são ainda maiores. Somente neste período, entraram no Brasil dois milhões de pares por US$ 47 milhões, altas de 34,7% e 81,6%, respectivamente, ante o mesmo ínterim de 2022.
As principais origens continuam sendo os países asiáticos. Juntos, China, Vietnã e Indonésia respondem por mais de 86% do total de pares importados no período.
A principal origem, em volume, continua sendo a China, que nos sete meses exportou para o Brasil 7,9 milhões de pares e recebeu por isso US$ 32,62 milhões, queda de 5% em volume e incremento de 7,4% em receita na relação com o mesmo intervalo de 2022.
Na sequência, aparecem o Vietnã, com 5,9 milhões de pares e US$ 133,73 milhões, incrementos de 31% e 42%, respectivamente; e Indonésia, com 2,52 milhões e US$ 51 milhões, incrementos de 44,8% e 44,3%, respectivamente.
Segregando apenas o mês de julho, as importações dos três países asiáticos – em receita – tiveram crescimento médio de 98,8% em relação ao mesmo mês de 2022.
“O aumento das importações de produtos asiáticos, naturalmente, causa preocupação na indústria nacional. Soma-se a esse fato, a importação via plataformas cross border, que não entram na estatística, e acabam criando um combo de problemas para a nossa atividade”, explica Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados, citando a isenção de impostos de importação para produtos de até US$ 50 comercializados via plataformas digitais internacionais.
Em partes de calçados – cabedal, solas, saltos, palmilhas etc -, as importações dos sete meses somaram US$ 16,47 milhões, 5% mais do que no mesmo período de 2022. As principais origens foram China, Vietnã e Paraguai.