compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
China é a principal origem dos embarques, enviando mais da metade dos pares importados no trimestre

As importações de calçados no Brasil aumentaram 47,7% em março, em relação ao mesmo período de 2024, com a entrada de mais de 5 milhões de produtos no país. A China foi a principal origem desses embarques, respondendo por 2,55 milhões de pares, um aumento de 51,7% em relação a março de 2024.
A alta tarifa imposta pelos EUA à China, de 125%, pode abrir uma janela de oportunidade para o calçado brasileiro, mas também traz desafios, como a desova da produção chinesa no mercado doméstico brasileiro, gerando concorrência desleal com as produtoras nacionais.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, alerta que a invasão de calçados chineses no mercado brasileiro pode aumentar ainda mais nos próximos meses. “O certo é que a China não ficará sem escoar essa produção e precisará direcioná-la para outros mercados, entre eles países importadores do nosso calçado e no nosso próprio mercado doméstico”, conclui Ferreira.
No trimestre, as importações de calçados também cresceram, com a entrada de 12,9 milhões de pares por US$ 142,33 milhões, incrementos de 25,1% em volume e 13,4% em receita em relação ao mesmo intervalo de 2024. As importações de calçados da China somaram 5,2 milhões de pares, 18% mais do que no intervalo correspondente de 2024.