compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Possibilidade de acordo de livre comércio entre China e Mercosul preocupa o setor produtivo
As importações de calçados, em especial da China, vêm preocupando a indústria calçadista nacional. Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, somente em junho, entraram no País mais de 705 mil pares chineses, 261% mais do que no mesmo mês do ano passado.
Conforme o dirigente, mesmo em um ambiente internacional adverso, as exportações totais da China para o mundo vêm em crescimento, o que está acuando a indústria calçadista brasileira, na qual se incluem as fábricas francanas.
“O maior crescimento das exportações chinesas, no período, foi para os países da América Latina, com expansão de 19,8%, em volume. Na América Latina estão alguns dos nossos principais destinos. O gigante Asiático está devorando nosso mercado no continente”, acrescenta o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
O dirigente da Abicalçados também se diz preocupado com “rumores” sobre um possível acordo de livre comércio entre Mercosul e China. “Se hoje, mesmo com o antidumping parcial contra o calçado chinês, temos essa invasão de produtos chineses, o que dirá com tarifa zero em um acordo de livre comércio? A indústria brasileira, não somente a de calçados, irá acabar”, alerta Ferreira.