IBM anuncia app que rastreia produção de café, desde a fazenda até a xícara

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 13:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumidores e produtores podem buscar dados no app que usa blockchain para monitorar o setor

IBM, em parceria com a Farmer Connect, anunciou durante a CES 2020, um novo aplicativo que utiliza tecnologia blockchain para rastrear a produção de café e conectar consumidores com agricultores que cultivam e vendem os grãos.

Segundo a IBM, o app oferece uma possibilidade para agricultores criarem uma comunidade de clientes. Chamado de “Thank my Farmer”, o app foi baseado na IBM Food Trust, uma plataforma de rastreio de processos alimentícios já existente da IBM.

O app monitora a cadeia de suprimentos de café em suas várias etapas, incluindo colheita, processamento, embalagem, expedição, exportação, importação, mistura e torrefação.

Cada participante rastreia apenas sua parte no processo da cadeia e os dados de cada etapa são isolados, dificultando a abertura de dados sigilosos. Além disso, o aplicativo usa um mapa interativo para contar a história da origem de cada grão.

O app deve ser lançado ainda no início deste ano e a ideia é que medida que o app ganhar popularidade, pequenas e grandes empresas poderão ser convidadas a participar, e os consumidores da bebida poderão ainda apoiar a comunidade onde seu café preferido é cultivado.

O aplicativo, por ser baseado na IBM Food Trust, promete um crescimento rápido. Walmart, Wegmans, Nestlé e outros quatro principais fornecedores de alimentos do mundo trabalharam com a IBM para criar a rede Food Trust em 2016.

Dezenas de empresas se uniram ao projeto desde então. “O Blockchain é mais do que uma tecnologia comercial aspiracional, é usado hoje para transformar como as pessoas podem construir confiança nos bens que consomem”, disse Raj Rao, gerente geral do IBM Food Trust em um comunicado à imprensa.

*CIO


+ Tecnologia