Hospital permite que paciente esteja com seu animal de estimação. Veja detalhes

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de novembro de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto destina-se a pacientes internados por mais de 15 dias, crianças mesmo por um período menor e pacientes em final de vida

]

Encontro de uma paciente com seu cachorro no hospital  (Foto: Divulgação ASL Biela)

O vínculo que existe entre quem convive com cães ou gatos é muitas vezes muito forte e sua interrupção ocasionada pela internação de longa duração pode representar um elemento de sofrimento para ambos.

Por esse motivo, muitos hospitais estão criando possibilidades para permitir que os pacientes estejam com seus animais, organizando espaços e procedimentos adequados.

O último na ordem do tempo é o hospital de Biella, no Piemonte, na Itália, que abriu um espaço dedicado a momentos de partilha durante a internação, onde pacientes pediátricos e de longa permanência podem ficar com seu animal de estimação sem risco ou comprometimento das condições sanitárias.

Humanização

Atendendo a um pedido generalizado da população, trata-se de uma iniciativa que pela primeira vez acontece no Piemonte, com vista a uma maior humanização do atendimento hospitalar e da qualidade de vida dos doentes.

“Os efeitos positivos da relação com os animais de estimação são há muito demonstrados pela literatura científica e a possibilidade de manter uma relação afetiva com o seu animal em caso de internamento prolongado representa, por isso, um valor de bem-estar e qualidade no percurso de cuidados do frágil e hospitalizado ”relata o comunicado da ASL de Biella, segundo publicação do portal Mezzopieno. 

A nova seção está localizada no primeiro andar do hospital, isolada do restante dos departamentos e está organizada para garantir higiene e segurança a todos os pacientes.


+ Animais