Hospital do Câncer de Franca implanta telessaúde para atendimento a pacientes

  • Robson Leite
  • Publicado em 22 de setembro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Telessaúde promove a democratização no atendimento, uma vez que o Hospital de Câncer atende a população de Franca e mais 21 municípios

Desde fevereiro de 2024, o Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca implantou um moderno sistema de telessaúde.

O objetivo é possibilitar que pacientes com limitações de mobilidade tenham acesso a assistência médica especializada.

O sistema também permite uma comunicação eficiente entre médicos e pacientes, monitorando remotamente os pacientes com condições crônicas, por meio de dispositivos médicos conectados;

Ainda dentro desse objetivo, o sistema reduz o tempo de espera para serviços de saúde e também diminui os custos com deslocamento.

Desta forma, um maior número de pacientes terá acesso aos cuidados de saúde com mais frequência e de forma mais abrangente.

Aperfeiçoamento

Pelo sistema, é possível a interação entre médicos e pacientes

E os especialistas em inovação e tecnologia do Grupo Santa Casa de Franca, juntamente com os médicos e equipes assistenciais, já trabalham para desenvolver cada vez mais essa ferramenta, com previsões promissoras para um futuro próximo visando alcançar os seguintes objetivos:

a) – Cuidados de saúde especializados em casa, eliminando a necessidade de deslocamento;

b) – Melhoria da qualidade de vida de pacientes oncológicos, oferecendo suporte e acesso a equipes multiprofissionais permitindo o gerenciamento eficaz dos sintomas;

c) – Monitoramento remoto e precoce de complicações através de dispositivos médicos conectados e consultas virtuais;

d) – Diminuição do tempo de espera, favorecendo diagnóstico precoce;

e) – Resolução mais rápida de dúvidas;

f) – Educação e apoio aos pacientes sobre suas condições, gerenciamento de sintomas e estratégias de enfrentamento;

g) – Garantia da integridade e segurança do paciente oncológico;

h) – Utilização de dispositivos para realização de autoexames durante teleconsulta.

TELESSAÚDE CONTRA O CÂNCER INFANTOJUVENIL

Na área de oncopediatria do Hospital do Câncer está em fase de implantação, devendo iniciar o funcionamento em breve – e será voltada para os pacientes que estão em acompanhamento, ou seja, que já não se encontram com a doença em atividade, mas que necessitam de retornos constantes ao hospital para avaliação de exames.

Assim, com a telessaúde implantada, não haverá mais necessidade desses deslocamentos, muitas vezes vindo de outras cidades, o que promove mais conforto, praticidade e inclusive economia de gastos com viagens para esses pacientes e suas famílias.

Revolução positiva

A dra. Bruna Salviano, médica oncopediatra do hospital, relata: “A telemedicina é uma revolução muito positiva para todos os envolvidos no processo de assistência ao paciente”.

Segundo a médica, “em nosso caso aqui da Oncopediatria do Hospital do Câncer, será um ganho excelente, pois além do acompanhamento básico à distância, evitando os deslocamentos, teremos ainda equipamentos específicos que ficarão com os pacientes que estão em isolamento mas que já podem ficar em casa – e que eventualmente podem sofrer alguma intercorrência – nos possibilitando que façamos todo o acompanhamento do paciente à distância, inclusive os exames físicos através desses mecanismos tecnológicos que nos fornecem em tempo real a imagem, a ausculta dos pulmões e do coração, podendo avaliar ouvidos, garganta e checar temperatura”.

A dra. Bruna enfatiza que “desta forma, é possível fazermos uma avaliação inicial sem que o paciente precise ir ao hospital, e assim poderemos verificar se o caso deverá ser resolvido à distância ou se realmente é algo a ser tratado presencialmente de forma mais aprofundada. Estamos muito animados com a esta evolução na instituição, que sabemos ser o fruto de um empenho muito grande da diretoria em um trabalho sério e competente de gestão, sempre visando a excelência no atendimento aos pacientes”, concluiu a médica.

Tony Graciano, presidente do Grupo Santa Casa de Franca, relata que “toda a gestão do Grupo Santa Casa de Franca, que engloba o Hospital Geral (Santa Casa), Hospital do Coração e Hospital do Câncer, é voltada para oferecermos o melhor atendimento de saúde aos nossos pacientes e usuários”.

Ele enfatiza que “assim, trabalhamos utilizando um know-how de quase 130 anos de história aliado à contínua inovação em todos os segmentos que envolvem a assistência em saúde. Nossas equipes médicas, assistenciais multidisciplinares, técnicas e gerenciais possuem alta capacitação para trabalharem com foco no paciente e em constante busca por novas tecnologias e processos que possam beneficiar as pessoas, pois a nossa vocação é salvar vidas!”, concluiu.