Hora do chá: As melhores plantas para cultivar em casa e ter a bebida sempre fresca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Começar um jardim de chá é bastante simples, já que algumas das ervas mais comuns podem ser cultivadas em pequenos vasos

Colher ervas frescas para preparar um chá é um hábito muito gostoso – foto Freepik

 

Se você já adotou a prática sustentável e autossuficiente de cultivar seus próprios alimentos, plantar uma horta de chá pode ser seu próximo passo perfeito.

Felizmente, começar um jardim de chá é bastante simples se você entender e otimizar as condições do local – saber exatamente quanto sol uma área recebe, em que região você mora e que tipo de solo você tem são três ótimos pontos para começar.

Além do mais, você não precisa de um grande espaço de jardim porque muitas plantas usadas para fazer chá podem ser cultivadas em vasos na varanda, no pátio ou no parapeito de uma janela ensolarada.

Um grande conselho sobre como cultivar uma horta de chá, no entanto, é nunca usar produtos químicos, pesticidas ou repelentes de insetos em suas ervas.

Com tudo isso dito, continue lendo para aprender sobre as plantas mais fáceis e saborosas de cultivar para ter o bule de chá perfeito.

Hortelã

Hortelã é uma erva popular e extremamente fácil de cultivar, ela é notável por ajudar na digestão. A hortelã-pimenta é mais forte do que a hortelã.

Dica: Sempre, sempre plante em um recipiente, caso contrário, essa fera indisciplinada se espalhará por todo lado – é incrivelmente invasiva. Plante-a exposta ao sol parcial.

Lavanda

Esta erva é normalmente reservada para sachês e difusores de ambientes, mas seu sabor floral é surpreendentemente doce em chás e tem um efeito calmante, o que é ótimo para reduzir a tensão.

As flores – a parte da planta usada para fazer o chá – podem ser colhidas e preparadas imediatamente. Você também tem a opção de secar os talos de cabeça para baixo em um local fresco para uso posterior.

No jardim, a lavanda requer excelente drenagem e pleno sol. Das 39 espécies, a melhor para o chá é a lavanda inglesa.

Erva-cidreira

Parente próximo da hortelã, esta erva confere um sabor refrescante de limão ao chá. Sol parcial e solo seco garantem uma planta saudável.

É importante notar que, como a hortelã vigorosa, a erva-cidreira só deve ser plantada em um recipiente para controlar sua propagação.

Tomilho

Normalmente reservada para pratos culinários, esta planta de baixo crescimento também é adorável em chás, onde seu sabor terroso e ligeiramente mentolado pode aliviar problemas de barriga e dor de garganta.

Use as folhas e as flores em suas preparações. Faça esta planta de baixa manutenção crescer em pleno sol; como um bônus adicional, é também uma planta que atrai polinizadores, portanto, adicionar tomilho ao seu jardim também pode ser benéfico para o resto da sua paisagem.

Camomila

Conhecida por acalmar os nervos e ajudar as pessoas a se acalmarem antes de dormir, a camomila é a planta perfeita para adicionar à sua horta.

As flores pequenas e encantadoras podem ser frescas ou secas. Escolha entre dois tipos de camomila: alemã e romana (esta última tem um sabor mais forte), e cultive a planta em um local ensolarado que será regado generosamente.

*Informações DecorStyle


+ Bem-estar