compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Uma das principais características do tratamento homeopático na odontologia é trazer aspectos da singularidade de cada paciente
O medicamento homeopático não está somente na medicina, mas também na odontologia, sendo um recurso usado em diversos tratamentos.
A presidente da Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a cirurgiã-dentista Dra. Jussara Giorgi, esclarece que, na área odontológica, a homeopatia pode ser aplicada em casos de ansiedade, medo, dor orofacial, casos de estomatologia e odontologia do sono, problemas de halitose e fluxo salivar.
De acordo com a Dra. Jussara, a medicação homeopática possui aspectos eficazes tanto em tratamentos preventivos como em procedimentos de maior complexidade.
E uma das principais características do tratamento homeopático é trazer aspectos da singularidade de cada paciente, visto que os medicamentos são prescritos de maneira individual, referente a cada caso clínico.
Bruxismo
Nesse sentido, a cirurgiã-dentista explica como são feitos os tratamentos em quadros de ansiedade e bruxismo:
“Nestes casos, procuramos a causa do problema. Para o bruxismo e a ansiedade, poderão ser causas emocionais e a homeopatia aborda muito bem estas questões”.
Já nos casos de inflamação, a Dra. Jussara diz que “é preciso considerar como é este paciente, as características, causas e a origem desta inflamação”.
Crianças e a homeopatia
Para as crianças, a cirurgiã-dentista destaca que os tratamentos homeopáticos têm bons resultados.
“As crianças recebem muito bem as medicações homeopáticas e passam facilmente pela anamnese própria da homeopatia. Podemos controlar o medo e a ansiedade destas crianças e, também, recorrer à medicação em casos de dor, nos traumatismos, cirurgias, endodontia e até para casos de crianças com muita sensibilidade na boca, dificultando o atendimento, uma tomada radiográfica e até numa moldagem”, afirma.
A presidente da Câmara Técnica acrescentou que a homeopatia é indicada para gestantes, durante o pré-natal odontológico, a fim de tratar enjoos e outros problemas que podem desequilibrar a saúde oral.
Contraindicação do uso de homeopatia
A homeopatia não tem contraindicação, afirma a Dra. Jussara Santos, complementando que este é o diferencial desse tipo de tratamento e que, mesmo que o paciente esteja tomando remédios da alopatia, não se faz necessário interromper o uso de medicamentos em virtude da homeopatia.
“Na homeopatia temos a resolutividade, sem riscos, quando comparamos com a alopatia, realizada por um profissional cirurgião dentista especialista na área”, conclui.
Sobre o CROSP
Hoje, o CROSP conta com mais de 175 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.