compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Obra da escrita pela também advogada e escritora nordestina Teresa Paiva de Oliveira resgata a trajetória de quase cinco décadas de militância do advogado João Fioravante Volpe Neto

Biografia de João Fioravante Volpe Neto foi escrita pela advogada e escritora nordestina Teresa Paiva de Oliveira
A trajetória do advogado francano João Fioravante Volpe Neto, marcada por 49 anos de atuação e dedicação ao direito, será registrada em uma biografia escrita pela também advogada e escritora nordestina Teresa Paiva de Oliveira.
O lançamento da obra ocorrerá em abril, sem data definida, na sede da OAB Franca, reunindo representantes da advocacia nacional e diversas instituições do setor jurídico.
A cidade de Franca será palco de um evento literário marcante: o lançamento da biografia de João Fioravante Volpe Neto, um dos advogados mais respeitados da região.
Escrito por uma renomada autora, o livro retrata não apenas a brilhante carreira do jurista, mas também seus valores e impacto na sociedade.
O convite para escrever a obra surgiu de forma inesperada. A escritora, que já havia publicado um livro sobre médicos do SUS no Nordeste, teve sua obra recomendada ao filho de João Volpe, que é médico e morou na região por dez anos. Encantado com a escrita da autora, ele a procurou para transformar em livro a trajetória de seu pai.
Pesquisa minuciosa e escrita poética

Teresa Paiva de Oliveira, advogada e escritora responsável pela biografia de João Volpe
Para contar essa história de forma fiel, a autora mergulhou em uma pesquisa detalhada. Analisou processos nos quais Volpe atuou, estudou suas petições e consultou registros do Conselho de Ética da OAB.
Como o advogado, desde 2023, enfrentava um quadro de perda de memória, os relatos foram colhidos por meio de familiares e colegas. O desafio foi grande, mas o compromisso com a verdade e a honestidade com os leitores guiou cada página.
Com forte influência da cultura nordestina e da obra de Ariano Suassuna, a autora imprime em suas biografias um tom de prosa poética. “Os bons advogados não morrem, viram poesia”, destacou ela, citando um Conselheiro Federal da OAB.
Um legado de ética e justiça
Entre os momentos mais emocionantes relatados no livro, a escritora destaca a relação de Volpe com a família.
“Criou, educou e formou sete filhos tendo os livros como inspiração e uma velha máquina de datilografia, onde dedilhava linhas de justiça e paz diariamente”, revelou.
O advogado ficou conhecido por sua postura ética inabalável. “Ele não se rendia a conveniências. Com ele, não havia essa história de ‘jeitinho brasileiro’. Ou aplicava a lei corretamente ou nem se atrevesse a entrar no escritório dele”, enfatizou a autora.
Um livro para inspirar gerações
Embora a data de lançamento ainda não esteja definida, a expectativa é alta. Segundo a escritora, o público pode esperar uma obra que vai além do relato biográfico. “Para além da poesia, haverá muitas reflexões. Dr. Volpe precisa ser copiado!”, afirmou.
A importância de registros como esse vai muito além da memória individual. “O Direito e a Justiça começam e terminam através dos advogados. São neles que depositamos nossos anseios, expectativas e sonhos”, ressaltou.
Por fim, a autora deixa uma mensagem especial aos leitores francanos: “Que recebam essa obra sentindo o carinho e a reverência presente em cada linha escrita. Há feitos que redimem a humanidade e homens capazes de reparar injustiças e despertar em nós a alegria de uma nova busca”.