compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A pesquisa foi realizada pela startup Deel, especializada em gestão de contratos e pagamentos internacionais, junto com a empresa Momentive
Se a migração em massa dos escritórios para o home office nos últimos anos se deu por força das circunstâncias pandêmicas, passados mais de dois anos é possível confirmar que a mudança trouxe benefícios para os funcionários que se adaptaram – e passaram a realizar remotamente seus trabalhos.
Essa é a conclusão de uma pesquisa internacional que entrevistou 700 pessoas de 86 países: para 91% dos entrevistados, o trabalho em casa ajudou a superar barreiras profissionais, trazendo aumento de salário para 58% e de produtividade para 51%. A notícia foi divulgada pelo portal Hypeness.
A pesquisa foi realizada pela startup Deel, especializada em gestão de contratos e pagamentos internacionais, junto com a empresa Momentive, de soluções para líderes de negócios.
Home office e equilíbrio
Segundo o levantamento, entre os brasileiros a produtividade se ampliou para 56%, com 76% dos participantes afirmando que o trabalho remoto trouxe um maior equilíbrio para a relação entre a vida profissional e a vida pessoal.
Os entrevistados revelaram que a mudança permitiu que 64% dos participantes ampliassem suas economias, segundo a média geral – 58% para os brasileiros. Para 35% dos trabalhadores, as mudanças advindas do trabalho remoto trouxeram o “emprego dos sonhos”, em diferença de 38% para os homens, e 30% das mulheres.
11% receberam uma promoção na migração para o trabalho remoto, com percentual de 13% da melhoria entre homens, e 9% entre as mulheres participantes.
O home office trouxe maior flexibilidade para 53% dos entrevistados brasileiros, otimizando o funcionamento do dia a dia em casa: para 83% das mães que possuem filhos menores de 18 anos, o trabalho remoto ajudou na rotina, um índice em 10% mais alto que o mesmo apontamento entre os homens.
Superar barreiras
Para 92% dos funcionários que possuem filhos menores de 5 anos, o trabalho remoto ajudou a superar barreiras.
Com 40% dos entrevistados afirmando que economizaram em viagens, 30% passaram a viajar mais a partir da integração do trabalho remoto à rotina profissional.
Cerca de 39% dos entrevistados puderam se mudar para mais perto da família ou de amigos trabalhando de casa, com 21% economizando em moradia, e 14% se mudando para a cidade que sempre sonharam.
O exemplo mais incrível de benefício oriundo do trabalho em home office foi afirmado, porém, por 9% dos participantes, que revelaram terem tratado ou curado uma doença a partir da mudança.