Hidroginástica promove benefícios reais e rápidos para o corpo todo e mente

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de maio de 2018 às 11:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividade comprova benefícios não apenas para a 3ª idade, mas para pessoas de todos os sexos e idades

Algum tempo atrás existia
uma mística de que a hidroginástica era uma atividade física praticada apenas
por pessoas da terceira idade, que necessitavam fazer algum tipo de esporte
para se recuperarem de lesões, sair do sedentarismo por recomendação médica,
entre outros fatores.

Quem frequenta clubes e academias que possuem parques aquáticos
percebe que esse cenário mudou. Praticantes cada vez mais jovens e em busca de
qualidade de vida estão encontrando nas piscinas uma forma de melhorar a saúde
através dos exercícios na água. Por ser uma atividade física que não
proporciona grande impacto sobre as articulações e músculos, a modalidade tem
adquirido muitos adeptos que estão procurando melhorar seu condicionamento
físico.

O que é a hidroginástica?

A hidroginástica foi criada na Alemanha com a finalidade de proporcionar às pessoas da terceira idade uma forma de se exercitarem, obtendo qualidade de vida sem nenhum risco de danos à saúde, por se tratar idosos. Na década de 80, a hidroginástica chegou nas piscinas do Brasil com o propósito de reabilitar pessoas que sofreram algum tipo de lesão praticando exercícios aeróbicos.

Atividades realizadas na água são mais agradáveis e menos cansativas, por se tratar de exercícios nos quais as pessoas não sentem dores e não transpiram. O ambiente das aulas de hidroginástica costuma ser bastante divertido por agregar a atividade física, música e muito incentivo do professor, tornando a hidroginástica mais estimulante e eficaz nos resultados.

A hidroginástica é uma atividade aeróbica praticada na piscina. Os exercícios são feitos com a orientação de um profissional de Educação Física. As séries de atividades prescritas para os alunos na aula coletiva de hidroginástica podem ser feitas com ou sem a utilização de equipamentos de natação (prancha, palmar, flutuador, halteres, bastões e caneleira). Em geral, uma aula de hidroginástica dura, em média, de 45 minutos a 1 hora de exercícios variados.

Mitos e verdades da hidroginástica

O primeiro mito que devemos desconsiderar é que a hidroginástica é uma atividade praticada apenas por idosos. A hidroginástica é recomendada para pessoas de todas as idades, jovens, adultos, adolescentes e em alguns casos até crianças. No entanto, existem algumas restrições para pessoas com osteoporose, miocardite, embolia pulmonar, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial grave, diabéticos não controlados, febre e aneurismo. Pacientes com essas patologias precisam de liberação médica para praticar atividades físicas.

Entre os diversos benefícios que vamos citar no decorrer do texto, podemos citar que a hidroginástica contribui para a diminuição de varizes, diminuindo as dores causadas pelas mesmas. Isso deve-se a pressão hidrostática que também contribui para o alívio de outras dores corporais, podendo ter sua eficiência comparada a de uma massagem corporal.

Hidroginástica: indicação

A hidroginástica é indicada para pessoas de todas as idades, sedentárias e que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física, pessoas com baixo condicionamento físico e gestantes. A prática da hidroginástica não traz nenhum risco para a saúde, mas para praticá-la, como toda atividade física, é necessário passar por uma avaliação médica antes.

Hidroginástica na gravidez

Uma grande vantagem que a hidroginástica oferece para as grávidas que desejam praticar uma atividade física durante a gestação, é a diminuição relativa do peso corporal na água. Essa diminuição de peso alivia o impacto e sobrecargas na articulação e coluna da gestante, fazendo com que a mesma se sinta livre e leve ao se exercitar, além de ter a barriga massageada pela água sem proporcionar nenhum desconforto para o bebê. Não existe nenhum tipo de contraindicação na prática da hidroginástica por gestantes, sendo aconselhável antes de começar as aulas a futura mamãe passar por uma avaliação médica.

Hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica proporciona para o idoso uma melhora física e mental, tornando-o mais participativo nas suas atividades do dia a dia e convívio social. Para o idoso fazer atividade física é importante que ele se sinta ativo e capaz, apesar das limitações impostas pela idade. Não existe restrições para os idosos praticarem a hidroginástica, mas alguns cuidados devem ser observados pelo profissional responsável pela aula, como a entrada e saída da piscina, que devem ser feitas pela escada com total cuidado para não escorregar, atenção à temperatura da água, adequar as séries de exercícios de acordo com os graus de locomoção, postura e coordenação motora. O idoso deve passar por avaliação médica antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade.

Qual a melhor temperatura para hidroginástica?

A água quente e a fria trazem benefícios diferentes para os praticantes de hidroginástica, a primeira relaxa as fibras musculares, retirando a tensão sobre as áreas doloridas diminuindo assim o desconforto imposto pela dor, isso ocorre pela melhora na vasodilatação no local lesionado. Já a água fria é ideal para a diminuição de edemas e também pode funcionar como um ótimo analgésico.

Benefícios do exercício na água para articulação

Exercícios na água ajudam bastante a diminuir o impacto exercido sobre as articulações, mas em alguns casos a atividade na piscina é pouco recomendada, como é o caso de pessoas que possuem problemas ósseos. Atividades na água não são indicadas para quem apresenta osteoporose, nesses casos, o mais recomendado é a prática de atividades com pouco impacto, como caminhada leve ou ginástica tradicional.

Para pacientes com problemas ósseos, a hidroterapia pode ser uma ótima opção e deve ser feita com recomendação médica. A hidroterapia é ministrada por um fisioterapeuta, e assim como na hidroginásticas, os princípios terapêuticos da água são usados para a recuperação dos movimentos e fortalecimento muscular, além de ajudar a alongar. Na hidroterapia, os movimentos são mais lentos do que na hidroginástica.

Hidroginástica emagrece?

A hidroginástica pode ser uma opção de atividade para pessoas que estão acima do peso e obesos que possuem limitações funcionais, que os impedem de fazer exercícios de musculação com peso. A hidroginástica emagrece e é recomendada devido aos potenciais terapêuticos da água que, além da redução de peso, ajudam na diminuição do estresse. Quem pratica a hidroginástica obtém resultados de intensidade similares a de pessoas que praticam atividades em terra, como a caminhada. Para obter resultados mais eficazes de perda de peso praticando a hidroginástica, é fundamental que seja atrelada a atividade física uma dieta balanceada e saudável.

Por ser uma atividade muito simples de praticar devido ao baixo impacto imposto à musculatura e articulações, a atividade aeróbica é muito procurada por quem deseja perder peso. Quem pratica a hidroginástica regularmente pode perder até 400 calorias em 1 hora de aula, além de proporcionar um emagrecimento saudável para quem pratica a atividade regularmente, outros benefícios também são notórios, como aumento da resistência muscular, melhora na capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse, aumento da autoestima e melhora na circulação sanguínea. Outro benefício está na redução do impacto do corpo, diminuído em 90% por se tratar de uma atividade praticada na água.

Conheça mais benefícios que a hidroginástica oferece para a sua saúde:

  • Massageia a musculatura
  • Relaxa o corpo após um dia intenso de atividades
  • Melhora a postura
  • Enrijece a musculatura
  • Contribui para a diminuição do percentual de gordura
  • Melhora a flexibilidade

Qual a melhor opção para emagrecer: hidro ou natação?

As duas atividades proporcionam para os seus praticantes um enrijecimento muscular muito bom por movimentar todos os grupamentos musculares de uma forma completa (agonistas e antagonistas), forçando que o mesmo mantenha sempre o equilíbrio do corpo para vencer a resistência da água. O gasto calórico das duas atividades é bastante parecido e tudo depende da intensidade em que os exercícios serão praticados, podendo variar entre 300 a 500 calorias em 1 hora de atividade praticada.

Para quem precisa praticar uma atividade aeróbica com baixa intensidade de impacto e bom gasto de calorias e não possuir nenhuma habilidade técnica especifica para a natação, a hidroginástica é a atividade mais recomendada. Caso você domine pelo menos duas modalidades de nado, o ideal é começar seu treinamento direto na natação, o que irá representar um gasto calórico e melhoria do tônus muscular maior e mais rápido do que na hidroginástica.

Mais benefícios que a natação oferece para a sua saúde:

  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Melhora no condicionamento físico
  • Queima de gordura corporal
  • Aumento de resistência física
  • Aumento do tônus muscular das costas, ombro e braços

Hidroginástica e massa muscular

A hidroginástica é bastante eficiente para manter a massa muscular e autonomia de força que perdemos com o passar dos anos, mas o ganho de massa é bem menor do que o obtido com a prática da musculação. Apesar de possuir um ganho menos efetivo do que a musculação no ganho de massa, se você possui esse objetivo e já se matriculou em uma academia para praticar hidroginástica, existem equipamentos que podem auxiliá-lo para que alcance sua meta.

Esses equipamentos (halteres, palmar, flutuadores e caneleiras) aumentam a resistência da água, necessitando assim que o praticante exerça maior força para executar os movimentos, resultando assim em um maior ganho de massa. Vale ressaltar, também, que com a ajuda desses acessórios a intensidade da atividade aumenta consideravelmente, contribuindo para um maior gasto calórico, o que ajuda no processo de perda de peso.

Hidroginástica para portadores de necessidades especiais

A atividade também é indicada para portadores de necessidades especiais que precisam melhorar a coordenação motora e o fortalecimento muscular. As aulas para pessoas nessas condições deve ser ministrada de forma particular, pois cada aula deve ser adaptada de acordo com a necessidade do aluno. Muitos médicos têm encaminhado seus pacientes para praticarem a hidroginástica em academias e clubes cientes dos efeitos terapêuticos que a água proporciona na recuperação dos pacientes.

A hidroginástica ajuda o portador de necessidades especiais a ser mais independente, diminui a inibição, tornando-o mais sociável e estimula a vontade de viver. Deve ser ressaltado que todo portador de necessidades especiais precisa passar por uma avaliação médica antes de começar as aulas de hidroginástica. O professor responsável por ministrar a aula para este tipo de grupo especial deve ter, além do conhecimento desportivo, o conhecimentos na área médica, como anatomia, fisiologia, primeiros socorros e prevenção de acidentes.

O aquecimento das aulas deve ser feito de forma gradual, preservando as particularidades motoras de cada aluno, após o aquecimento deverão ser adotados exercícios de intensidade moderada e fácil execução sem causar fadiga.

Preciso saber nadar para praticar a hidroginástica?

Ficou com vontade se matricular em uma academia para fazer aulas de hidro, mas não sabe nadar? Isso não é desculpa para você deixar de desfrutar de todos os benefícios que essa atividade pode proporcionar. Em geral, a água da piscina onde é praticada as aulas de hidroginástica fica na altura da linha do coração (altura do peito), para que o praticante se sinta à vontade ao praticar os movimentos. Para as pessoas que possuem fobia de água, a hidroginástica é um grande passo para deixar de lado esse medo. Há casos de alunos que, após alguns anos praticando a hidro, migraram para a natação e se tornaram exímios nadadores.

Que tipo de roupa devo usar para praticar hidroginástica?

Para praticar a hidroginástica, não é necessário nenhum tipo de roupa especifico, apenas maiô, touca e, para quem achar necessário, uma sapatilha com solado de borracha específica para hidro, que evita que a pessoa escorregue em exercícios de deslocamento na piscina.

Matricule-se na academia mais próxima da sua residência ou local de trabalho e se beneficie da qualidade de vida que uma atividade física pode proporcionar para a sua saúde. Exercícios físicos são uma ótima opção para liberar todo estresse de um dia inteiro de trabalho, exercite-se sempre sob a supervisão de um profissional de educação física e não deixe de fazer um check-up médico antes de começar a treinar.