Hambúrguer vegano: saudável e supersaboroso, com variadas opções

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2019 às 17:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hambúrgueres veganos são extremamente saudáveis e permite uma alimentação mais saudável

​Recentemente muitas pessoas vêm tentando uma alimentação mais saudável com mais espaço para grãos e alimentos verdes. 

Porém, muitos ficam desanimados após algum tempo, pois não conseguem ficar longe de comidas mais gordurosas. 

Decidimos pesquisar as melhores receitas de hambúrgueres veganos que, de tão lindos e saudáveis, vão deixar até quem não é muito chegado a uma alimentação mais saudável com água na boca!


Hambúrguer de grão-de-bico

Além de ser uma grande fonte de proteínas vegetais, o grão-de-bico possui um aminoácido essencial para a produção da serotonina (substância responsável pelas sensações agradáveis e bom humor). É também um grande aliado contra a anemia, pois o ferro dele é mais absorvível pelo organismo que o do feijão.

Ingredientes para 4 porções:

350 gramas de grão-de-bico cozido

azeite de oliva extra virgem

noz-moscada, em pó, a gosto

cebolinha, picada, a gosto

salsa, picada, a gosto

2 a 3 colheres (sopa) de farinha de rosca

sal e pimenta a gosto

1/2 colher (chá) de curry

Modo de preparo:

Amasse o grão-de-bico com um garfo se estiverem bem moles, ou use o liquidificador ou um mixer com um pouco de azeite, e adicione água quente o suficiente até obter um purê. 

Despeje a mistura em uma tigela e misture tudo com uma colher, adicione as especiarias (uma pitada de noz-moscada e meia colher de [chá] de curry) e as ervas picadas. 

Em seguida, adicione sal e pimenta. Ajuste a consistência da mistura, adicionando duas ou três colheres (sopa) de farinha de rosca. 

Divida a mistura em quatro partes, faça os hambúrgueres e leve-os ao forno, em uma assadeira forrada com papel manteiga, por 20-25 minutos por 180°C, ou doure-os em um frigideira com um fio de óleo.


Hambúrguer de lentilha

Lentilhas são extremamente ricas em proteína vegetal. Além do ferro, trazem carboidrato de absorção gradual, ideal para o atleta.

Ingredientes para 4 porções:

180 g de lentilhas cozidas

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (chá) de orégano

sálvia fresca

farinha de rosca

sal a gosto

pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Geralmente as lentilhas não precisam ficar de molho antes de serem cozidas. Sendo assim, coloque-as na panela de pressão, cobertas por um dedo e meio de água sem sal, acompanhadas de algumas folhas de sálvia. 

Além de darem sabor, farão com que as lentilhas sejam mais digeríveis, enquanto o sal pode endurecer a casca. 

Cerca de 15-20 minutos depois que a panela estiver com pressão, desligue o fogo e deixe sair. Uma vez que as lentilhas estiverem cozidas, bata tudo no liquidificador, inclusive as folhas de sálvia, e adicione uma colher (chá) de orégano, uma colher (sopa) de azeite extra virgem, sal e pimenta a gosto.

Bata todos os ingredientes e transfira a mistura para uma tigela. Comece por adicionar uma colher (sopa) de farinha de rosca e mexa. 

Em seguida, adicione um pouco mais, duas ou três colheres, até que a mistura seja fácil de trabalhar com as mãos. Depois forre uma assadeira com papel manteiga e forme os hambúrgueres com as mãos. 

Asse-os em forno a 180°C, por 20 minutos. Claro que se pode fritar também, mas assados ficam muito bons e são mais saudáveis.


+ Gastronomia