Hábitos simples para melhorar a memória sem esforço, segundo a neurociência

  • Nene Sanches
  • Publicado em 28 de agosto de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

4 maneiras de melhorar a memória em menos de 2 minutos e uma que não requer tempo: pelo menos, não que você esteja consciente

O sucesso em qualquer empreendimento é baseado no que você faz com o que sabe, o que significa que quanto mais você retém e lembra, mais pode fazer.

Portanto, sim: a memória importa, segundo reportagem da The Inc, que lista cinco dicas da neurociência para melhorar a sua.

Essas estratégias podem ser aplicadas para aprimorar a memória e maximizar o processo de aprendizado, auxiliando na retenção e recuperação eficazes das informações.

Confira:

01. Diga em voz alta

Aparentemente, pessoas inteligentes falam consigo mesmas. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology descobriu que dizer palavras em voz alta as torna mais memoráveis.

Embora o mecanismo por trás disso não seja claro, os neurocientistas teorizam que dizer algo em voz alta separa e distingue isso de pensamentos “simples”. (Você não apenas pensou, você também ouviu.) Então, essa ideia, informação ou plano se torna ainda mais memorável.

02. Preveja sua capacidade de lembrar

Um estudo publicado no Canadian Journal of Experimental Psychology mostra que o simples ato de perguntar a si mesmo se você vai se lembrar de algo melhora significativamente as chances de você lembrar, em alguns casos em até 50%. Ou seja: pensar sobre pensar em lembrar pode ajudá-lo a lembrar.

Isso é especialmente verdadeiro para memórias prospectivas, como lembrar de realizar uma ação planejada ou intenção em algum momento futuro: verificar o status de um envio, lidar com um problema de funcionário ou fazer um acompanhamento com um cliente.

Como isso acontece também é um tanto obscuro. O que é claro é que o ato de prever ajuda seu hipocampo a formar e indexar melhor aquelas memórias episódicas para acesso posterior.

03. “Reproduza” por 40 segundos

A consolidação da memória é o processo de transformar memórias temporárias em memórias mais estáveis e duradouras. Embora o processo de consolidação da memória possa ser acelerado, ainda assim, armazenar uma memória de maneira duradoura leva tempo.

Uma maneira de aumentar as chances é reproduzir o que você deseja lembrar por 40 segundos. Um estudo publicado no Journal of Neuroscience descobriu que um curto período de ensaio – como relembrar um evento em sua mente, repassar o que alguém disse em uma reunião ou mapear mentalmente uma série de etapas – torna muito mais provável que você lembre o que ensaiou.

04. Devaneie por um ou dois minutos

Um estudo publicado na Nature Reviews Psychology descobriu que “mesmo alguns minutos de descanso com os olhos fechados podem melhorar a memória, talvez na mesma medida que uma noite completa de sono”.

Os psicólogos chamam isso de descanso acordado offline. O descanso acordado offline pode ser fechar os olhos e desligar por alguns minutos. Mas você também pode devanear. Meditar. Limpar a mente e pensar em pensamentos felizes.

A chave é ser intencional. Reproduza o que você deseja lembrar por cerca de 40 segundos. Em seguida, preveja se você vai se lembrar. Em seguida, feche os olhos, desligue e pratique um ou dois minutos de descanso acordado offline. E não pare por aí.

05. Durma sobre isso

De acordo com um estudo publicado no Psychological Science, pessoas que estudaram antes de dormir, depois dormiram e depois fizeram uma revisão rápida na manhã seguinte, gastaram menos tempo estudando e aumentaram sua retenção a longo prazo em 50%.

É o que os psicólogos chamam de consolidação da memória dependente do sono. Ou seja: dormir sobre isso ajuda seu cérebro a arquivar o que você aprendeu – e facilita o acesso quando você precisa.

Ou seja: dormir após aprender é definitivamente uma boa estratégia, mas dormir entre duas sessões de aprendizado é uma estratégia melhor.

Exemplo prático

Digamos que você esteja aprendendo a programar. Após uma sessão de estudo, repita os elementos-chave do que aprendeu. Preveja se você se lembrará do que aprendeu. Fique à vontade para se testar; vários estudos mostram que se auto-testar é uma maneira extremamente eficaz de acelerar o processo de aprendizado. Reserve um ou dois minutos para desligar.

Em seguida, tenha uma boa noite de sono, faça uma revisão rápida no dia seguinte e trabalhe na próxima parte da informação. Repita e a neurociência diz que você gastará menos tempo aprendendo e se lembrará de muito mais.

(Com informações do portal Época Negócios)


+ Ciência