compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Estudo feito pelo Seade com usuários do Estado de São Paulo aborda ainda a segurança dos dispositivos de acesso à internet
Análise da Fundação Seade revela que diferenças no desenvolvimento de habilidades digitais tendem a ser associadas não somente à idade e instrução dos usuários, mas também aos dispositivos usados para acessar a internet.
Usuários que acessam a rede por múltiplos dispositivos, como computador, notebook e tablet, tendem a demonstrar mais habilidade do que aqueles que utilizam exclusivamente o celular.
Isso reforça a importância do conceito de conectividade significativa, que se refere à capacidade dos indivíduos de utilizar as TIC de forma efetiva, potencializando o acesso a oportunidades, direitos e serviços cada vez mais presentes no ambiente on-line.
Engajamento
Habilidades digitais se referem à capacidade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação de forma eficaz e responsável, essenciais para o pleno engajamento na sociedade da informação e incluem competências como navegação na internet, posse e uso de dispositivos eletrônicos, compreensão de software, segurança online e participação consciente na sociedade digital.
Estudo da Fundação Seade analisa habilidades digitais e atividades realizadas na internet pelos residentes no Estado de São Paulo, em 2019, 2021 e 2022, a partir dos dados da pesquisa TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)/Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Dentre as inovações do presente número, destaca-se a investigação sobre a segurança dos dispositivos de acesso à internet (adoção de medidas de segurança e mudanças em configurações de privacidade dos dispositivos).
“Chama a atenção o fato de que, apesar da crescente preocupação com essas práticas, a maior parte dos entrevistados ainda não incorporou tais rotinas aos seus hábitos digitais”, ressaltam Lilia Belluzzo, Sylvia Cioffi e Irineu Barreto, da Divisão de Estudos e Projetos Sociais da Fundação Seade, técnicos da equipe que analisou a pesquisa.
Meio digital
Compõem o conjunto de habilidades investigadas a busca por informações na rede e criação de conteúdo digital, além de operações diversas para obtenção de serviços, instalação de dispositivos, equipamentos ou outras atividades comuns ao meio digital.
A pesquisa conclui que, embora o desenvolvimento de um variado leque de habilidades digitais não ocorra de forma uniforme entre os usuários da web, a utilização da rede para diferentes finalidades segue como prática recorrente.
Habilidades elementares, como as relacionadas à postagem em redes sociais e ferramentas de copiar e colar, são bastante comuns, enquanto as que exigem maior domínio ou técnica tendem a estar associadas tanto ao uso de múltiplos dispositivos quanto a idade e instrução dos usuários.
Mais informações podem ser vistas clicando aqui.
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.