Grupo Seleta abre duas salas de aulas para alfabetizar funcionários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 16:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em parceria com Secretaria Municipal de Educação, empresa pretende reduzir o índice de analfabetismo

Começa a funcionar neste mês nas dependências do grupo Seleta duas salas de aula cujo ensino é voltado aos trabalhadores da empresa que não conseguiram concluir seus estudos em idade própria.

A Seleta é a empresa responsável pela coleta de resíduos domésticos, industriais e serviços gerais de Franca.

A proposta da empresa surgiu a partir da identificação do grande número de pessoas que ingressam nas atividades da Seleta e têm o mínimo de estudos. 

A empresa está abrindo duas classes para dar oportunidades a esses trabalhadores e reduzir o índice de analfabetismo no município.

“E é uma vontade própria da Seleta, que não recebe qualquer incentivo do governo para oferecer essa qualificação”, disse Edmo Bernardes, responsável pelo setor de comunicação. 

O grupo Seleta fez parceria com o Município, através da Secretaria de Educação, que irá liberar professores e material, além da merenda para esses estudantes. Serão duas turmas (à tarde para os varredores (garis) e à noite (jardineiros). 

O secretário Edgar Ajax Filho explicou que o Município tem investido no combate ao analfabetismo. Não é de hoje que se sabe que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande, tendo milhões de analfabetos funcionais acima dos 15 anos de idade.

Isso é uma realidade causada pelos modelos de educação arcaicos, sem inovações, que tolhem a capacidade criativa dos sujeitos, gerando insegurança e insatisfação pessoal.

Convencidos de que não adianta continuar na escola, muitos estudantes se afastam por pura falta de motivação, por não acreditarem que são capazes de vencer.

O medo domina as sensações prazerosas do aprender, pois repetências anteriores, exposições diante dos colegas, humilhações dentro da sala de aula coíbem o sujeito, demonstrando que ele não é capaz.

Para melhorar essa visão, a escola deve manter uma política educacional voltada para atender a diversidade, através de planos de ação que valorizem as habilidades e potencialidades de cada um. 

Seria mesmo identificar o que cada um tem de bom, em quê cada qual pode colaborar com as experiências e crescimento do grupo.

O início das aulas para os funcionários está marcado para o dia 17 de fevereiro. 

A SELETA 

A Seleta é uma forte empresa de serviço de limpeza. Opera em todos os ramos da coleta, tratamento e destinação final de resíduos e atende prefeituras de pequeno, médio e grande porte, empresas particulares e grandes geradores de todos os segmentos.

Profissionais de primeira linha e equipamentos de última geração mostram os padrões de eficiência e qualidade que a Seleta abraça.

A Seleta Tecnologia Ambiental tem por missão prestar serviços para o mercado público e privado, usando tecnologia para soluções na área de resíduos, preservando o meio ambiente para as futuras gerações.


+ Educação