Gravuras de Dempster já chegaram para o FestGrav: começa em maio em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 12:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento que reunirá obras de artistas de países como Brasil, Argentina, Uruguai e México, será no Lab

Alec Dempster é um dos artistas latino-americanos que vai mostrar seu trabalho no Festival de Gravura do Lab – FestGrav que será realizado em maio e junho, em Franca.

Dempster nasceu na Cidade do México em 1971, mas cresceu em Toronto, onde permaneceu até terminar sua graduação em artes plásticas na Universidade de York. No começo, ele queria estudar música e artes plásticas, mas sua paixão por artes gráficas o levou a abandonar o violão. 

Ele voltou ao México duas vezes durante sua carreira e essa experiência o motivou a fazer uma mudança mais permanente em 1995. Ele morou em Xalapa, Veracruz até 2009. Ele agora vive em Toronto.

Em 1999, viveu um ano em Santiago Tuxtla, onde iniciou um projeto de gravações e entrevistas em campo enquanto aprendia com músicos de SonJarocho. 

Essas reuniões resultaram em dois CDs e o jogo educacional que ele desenvolveu chamado “El Fandanguito”, com base na loteria tradicional.S

eu trabalho é geralmente uma resposta ao seu ambiente diário, combinado com associações e memórias surrealistas. 

O resultado é uma narrativa complexa que atravessa fronteiras culturais. Já realizou dezenas de exposições individuais no México e EUA.

Festival de Gravura

A comissão organizadora do Festival Internacional de Gravura, que inclui artistas como Atalie Rodrigues Alves, Ivo Indiano, Gerson Oliveira e Mauro Ferreira está trabalhando a todo vapor. 

Foi elaborada uma lista de convidados e expedidos os convites. Dos 50 convidados, 22 confirmaram a participação, do Brasil, Argentina, Uruguai e México.

O Festival de Gravura do Lab vai espalhar gravura pela cidade: serão ao menos seis exposições em locais diferentes, sendo o palco principal a sede do Lab, que vai reunir a mostra internacional.

Nos demais locais, serão apresentadas obras dos artistas do Lab e de alunos de gravura. Também serão realizadas oficinas com técnicas variadas, encontros com artistas e palestras. 

O prof. Dr. Norberto Stori (UNESP-SP) vai falar sobre “História da Arte e a Gravura” e o prof. Dr. João Agreli (UFU) vai fazer uma palestra sobre “Arte Urbana”.


+ Cultura