Graças aos seus benefícios, biomassa de banana verde cai na graça das pessoas

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 16:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desde ajudar no emagrecimento a equilibrar o intestino, esse purê também previne diabetes tipo 2

Ela é cultivada há mais tempo do que se imagina e é um dos alimentos mais consumidos pela população devido ao seu preço acessível e privilegiado valor nutricional. Mas faz pouco tempo que a biomassa de banana verde caiu nas graças das pessoas, devido à divulgação de seus benefícios. “A biomassa de banana verde tem se tornado um alimento cada vez mais valorizado por diversas propriedades benéficas à saúde: previne o diabetes tipo 2, diminui os níveis de colesterol, melhora a imunidade, ajuda a emagrecer, é fonte de vitaminas, melhora o intestino, entre outras coisas”, diz a nutricionista Eliana Gonçalves Pimenta.

A biomassa de banana verde é um purê obtido a partir de bananas verdes. Parece estranho, mas não é. Quase sem gosto, a massa é neutra e pode ser usada em receitas doces ou salgadas, para dar liga ou engrossar os outros ingredientes. “Uma das qualidades da biomassa é a alta quantidade de um tipo de fibra chamado amido resistente, que nosso corpo não consegue digerir e é fermentado por nossas bactérias intestinais. Os subprodutos dessa fermentação ajudam no controle da glicemia, do colesterol e em especial na saúde intestinal!”, explica.

Um intestino equilibrado representa mais saúde: uma microbiota intestinal desequilibrada pode aumentar a formação de fatores inflamatórios que tem alta relação com alergias, obesidade, além de doenças como diabetes e dislipidemias, que são níveis elevados de açúcar no sangue. Além disso, o intestino é a porta de entrada para muitas infecções, ou seja, se a sua barreira intestinal estiver forte você também estará!

Tem gente que faz brigadeiro, molho de macarronada e até estrogonofe com biomassa. E o gosto, você deve estar se perguntando. “Não muda nada”, diz Eliana. “Como a banana ainda não amadureceu, o amido da fruta não se transformou em frutose. O sabor é neutro para nós, mas não para as bactérias do bem que povoam o nosso intestino. É lá que a biomassa de banana verde mostra suas qualidades”, diz.

Os efeitos benéficos

 O amido que ainda não virou frutose – o açúcar natural das frutas – é um nutriente fabuloso para essas bactérias, o que faz dele um alimento prebiótico, importante para a manutenção da saúde e para prevenir doenças, como o câncer de cólon. Esse amido, conhecido como resistente, não é absorvido pelo organismo; passa direto pelo estômago e, no intestino, além de alimentar as bactérias, funciona como fibra, acelerando a evacuação. “A fermentação do amido resistente no intestino gera um subproduto, o ácido butírico, que cai na corrente sanguínea e impede a síntese do colesterol”, diz a nutricionista, acrescentando que a biomassa de banana verde é rica em vitaminas A e C, além de cálcio e magnésio. “O magnésio é importante na absorção do cálcio pelo organismo, ajudando no combate à osteoporose e à osteopenia na terceira idade”, diz.

Alimentos enriquecidos com biomassa de banana verde ajudam a emagrecer. “O amido resistente retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade”, diz Eliana, que indica a biomassa para pacientes obesos e diabéticos –no caso a biomassa tem efeito positivo, pois desacelera a digestão dos outros alimentos e evita picos de hipoglicemia.

Eliana sugere congelar a biomassa em forminhas de gelo para usar no dia a dia. “Bastam 2 colheres de sopa por dia para ter acesso a todos os benefícios. Pode-se juntar um cubinho no preparo do arroz, do feijão, do molho de macarrão. O gosto não se altera e as vantagens nutricionais se multiplicam”, afirma a nutricionista.