Governo faz balanço da flexibilização no interior de SP após uma semana

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de junho de 2020 às 19:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

População da maioria dos municípios paulistas segue regras da quarentena e mantém o distanciamento social

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fez um balanço da situação do interior paulista no que diz respeito à epidemia de coronavírus. 

O secretário afirmou que a grande maioria dos municípios e da população paulista estão seguindo as recomendações e parâmetros da retomada gradual das atividades sociais e econômicas como estipulados pelo Plano São Paulo.

“Os índices de isolamento social ainda se mantém em níveis significativos na maioria dos municípios do interior e litoral. Ademais, há que dizer que esta retomada gradual das atividades se deve em grande medida ao aumento da capacidade hospitalar instalada no estado, que hoje é de 7.800 leitos”, afirmou Vinholi.

Na mesma entrevista, o Governador João Doria anunciou que a capacidade diária de testes de coronavírus no estado deverá girar em torno de 30 mil exames com a inclusão de laboratórios privados e empresas. 

Atualmente, o Estado tem capacidade para processar 8 mil testes diários e estima contabilizar ao menos outras 20 mil checagens promovidas pela iniciativa privada em um amplo cadastro público.

“A inclusão de testes da iniciativa privada no monitoramento público propiciará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la. Massificar a testagem para diagnóstico é uma maneira de controlar a disseminação do vírus em São Paulo e no país”, declarou o Governador.

 Resolução da Secretaria da Saúde nesta segunda-feira reforçou a obrigatoriedade de notificação de testes positivos e negativos (PCR + sorológico) por parte de prefeituras e laboratórios, além de estabelecer penalidades a empresas que descumprirem a medida.

A partir de agora, os exames deverão ser notificados às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de acordo com um modelo padrão.

O formato e processo de envio deverão seguir as indicações de arquivo digital disponível no site www.saude.sp.gov.br. O informe deverá ser imediato após a avaliação do resultado.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, destacou que a medida resultará em melhoria da notificação. 

“A testagem bem realizada e bem reportada é um pilar fundamental para o sucesso do controle da pandemia e para que a retomada consciente aconteça o mais rápido possível. Hoje, o Governo de São Paulo realiza 8 mil testes por dia, com a iniciativa teremos um aumento de 25 a 35 mil testes por dia.”

Protocolo para empresas

Já está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp o protocolo de testagem nas empresas, com recomendações sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de seus funcionários, colaboradores, fornecedores diretos e segurança de clientes.

Os protocolos foram elaborados com a Vigilância em Saúde do Estado e orientam como as empresas vão aderir de forma voluntária à realização e periodicidade de testes. 

São diretrizes e ações recomendadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria da Saúde.

Para conferir mais fotos na íntegra, visite o nosso flickr clicando aqui.


+ Saúde