compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Operação teve 03 drones para filmagens aéreas, 51 câmeras de apoio, 10 câmeras com movimento e zoom e 62 contadores de sentido duplo
O DER e a ARTESP registraram, juntos, mais de 3,8 milhões de veículos, do dia 25 de fevereiro até o dia 02 de março, nos principais sistemas viários estaduais e concedidos que ligam a capital, aos municípios do litoral e ao interior paulista.
Somente nas rodovias administradas pelo DER passaram 1,1 milhão de veículos. Já nas concedidas foram 2,76 milhões de veículos.
O monitoramento de toda a operação nas rodovias sob concessão foi realizado a partir do Centro de Controle de Informações (CCI) da Agência, de onde é possível acompanhar em tempo real o tráfego, por meio de câmeras, telefones de emergência (call box), aplicativos de mensagens e redes sociais.
“Durante esses dias, a ARTESP e as concessionárias intensificaram os serviços de apoio e monitoramento nas rodovias concedidas, com o objetivo de garantir o maior conforto e segurança aos usuários das rodovias”, explica Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.
Segundo ele, “por conta dessas medidas, podemos afirmar que tivemos um carnaval sem maiores intercorrências, com a disponibilização da melhor infraestrutura aos motoristas”.
Movimento
Movimentação no litoral
No fluxo entre a capital e o litoral do Estado, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que liga a capital ao litoral Sul, a circulação foi de mais de 691 mil veículos. Já na Rodovia dos Tamoios, ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral Norte, circularam mais de 154 mil veículos.
Entre capital e interior
Na interligação da capital com o interior, trafegaram pelo Sistema Ayrton Senna – Carvalho Pinto mais de 632 mil veículos. Já o Sistema Castello-Raposo, trecho administrado pela concessionária CCR ViaOeste, foi o mais movimentado durante o carnaval, com mais de 757 mil veículos.
No trecho administrado pela CCR AutoBAn, o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o tráfego foi de 531 mil carros no período.
Rodovias do DER
No total das rodovias administradas pelo DER, o número ficou 14% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
Rodovia Cônego Domênico Rangoni – (SP 55 norte) – 192.764 veículos (160.317 veículos em 2021).
Rodovia Padre Manoel da Nóbrega – (SP 55 sul) – 298.402 veículos (265.223 veículos em 2021).
Mogi Bertioga (SP 88) – 127.112 veículos (75.603 veículos em 2021).
Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) – 59.023 veículos (41.294 veículos em 2021).
Rodovia Raposo Tavares (SP 270) – 417.599 veículos (413.797 veículos em 2021).
Auxílio ao usuário
As rodovias administradas pelas 20 concessionárias sob supervisão da ARTESP tiveram ainda reforço de pessoal e escalas especiais de equipes de pedágio e atendimento operacional (guinchos, ambulâncias e veículos de vistoria de tráfego, entre outros).
Os Postos de Atendimento aos Usuários permaneceram abertos, equipados com banheiros, álcool em gel, bebedouro e local de descanso para que os usuários da malha viária concedida pudessem usufruir e utilizar a infraestrutura, caso necessário.
Nas rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as Unidades Básicas de Atendimento (UBAs) também permaneceram à disposição dos usuários 24 horas por dia.
O sistema ofereceu a infraestrutura de veículos utilitários e de apoio, guinchos leves e pesados, e caminhonetes de inspeção distribuídos nas principais vias do estado.
Drones e câmeras
A operação também contou com o apoio de 03 drones para coletar imagens e filmagens aéreas, 51 câmeras de apoio, 10 câmeras com movimento e zoom e 62 contadores de sentido duplo, que inclusive permitem a realização dos estudos de tráfego futuramente.
“Essa operação é fundamental para garantir a qualidade do tráfego no carnaval e também para assegurar a circulação das pessoas que utilizam nossas vias”, afirma o Secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
Nas redes sociais, os órgãos do Governo Paulista divulgaram ainda os melhores horários para pegar a estrada e as condições de tráfego para permitir que os usuários se programassem.
Os painéis de mensagens variáveis (PMVs), espalhados pelas estradas de São Paulo, também foram responsáveis pelo repasse de informações e alertas aos motoristas.