Governo de São Paulo oferece curso de Libras gratuito e à distância

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de setembro de 2020 às 18:50
  • Modificado em 25 de setembro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência integra programação especial do Setembro Verde

O Dia Nacional do Surdo será celebrado neste sábado (26). 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância da data, do Setembro Verde, mês da inclusão, e levanta a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, dando ênfase ao curso gratuito de educação a distância (EaD) de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela Pasta.

“Essa é uma data muito importante para celebrarmos as conquistas de muitas pessoas na luta pela garantia de direitos e melhor qualidade de vida para a Comunidade Surda”. 

“O Governo de São Paulo, por meio da nossa Secretaria, tem pensado em programas e ações voltados à inclusão desse público”, ressalta a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

No estado de São Paulo, atualmente, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Pensando em facilitar a compreensão de todos e aperfeiçoar a comunicação entre pessoas com e sem esta deficiência, a Secretaria realiza de forma gratuita o Curso de Libras, que até hoje formou mais de 500 pessoas em diversas regiões do território paulista.

Conteúdo

As aulas têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras. 

Uma das vertentes do curso é para que as pessoas que prestam serviços de atendimento ao público, principalmente funcionários públicos, possam realizá-lo de maneira inclusiva e especializada.

José Antônio Bezerra, padrasto de Vitor Henrique da Silva, que tem deficiência auditiva, aperfeiçoou a Libras no curso oferecido pela Secretaria para se comunicar melhor com o filho. 

“A língua de sinais fortificou a nossa relação, ajuda e faz com que o Vitor interaja mais com a nossa família”, afirma José.

“Os surdos enfrentam muitas barreiras na comunicação por falta de pessoas que saibam Libras. Se todos se esforçarem e praticarem, acabaremos com as barreiras e todos nós conseguiremos nos entender”, pontua Vitor, sobre a importância do aprendizado da língua.


+ Inclusão