compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
SP Gastronomia reúne ações de secretarias estaduais, restaurantes, bares e chefs renomados em outubro
O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram a programação do SP Gastronomia. O maior programa gastronômico do país terá sua primeira edição durante todo o mês de outubro, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do estado de São Paulo.
Também participaram do evento os chefs Ivan Achcar, da Escola de Gestão em Gastronomia; Viko Tangoda, da Viko Gastronomia; Fábio Vieira, do Micaela; Juliana Amorim do restaurante Ecully e a Masterchef Cecilia Padilha, da YesWeCook.
“Esse programa está diretamente vinculado a geração de empregos, de oportunidades, e apoio ao empreendedorismo que é a atividade da gastronomia na economia criativa”, comentou o Governador João Doria, destacando também o grande esforço social do SP Gastronomia. “Todos os restaurantes Bom Prato estarão envolvidos com as opções feitas pelos chefs numa determinada data”, ressaltou.
O principal objetivo do SP Gastronomia é envolver a sociedade em uma grande celebração da identidade e da diversidade culinária de São Paulo, além de promover a integração entre produtores, chefs e restaurantes. A expectativa é de alto impacto na geração de renda e emprego, estímulo ao turismo, desenvolvimento da economia criativa e consolidação da imagem positiva de São Paulo como referência no setor gastronômico.
“O objetivo do Governo do Estado ao realizar o SP Gastronomia é justamente celebrar a identidade, a potência e a diversidade da gastronomia de São Paulo, envolvendo o conjunto de produtores, de chefs, de restaurantes e também de todos os cidadãos amantes da gastronomia”, listou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “É portando um programa com alto potencial de geração de emprego e renda, no turismo, no desenvolvimento da economia criativa e na construção de uma imagem positiva do estado de São Paulo”, comentou.
Chefs consagrados já confirmaram presença, como os brasileiros Alex Atala, Guga Rocha, Carole Crema, Manu Buffara, Jefferson Rueda, Morena Leite, Fábio Vieira, Danielle Dahoui, Carlos Bertolazzi e Ivan Achcar, a francesa Dominique Crenn e o espanhol Andoni Luis Aduriz. O calendário reúne também diversas outras linguagens culturais, como a música, a literatura e o audiovisual.
Outra meta é estabelecer outubro como Mês da Gastronomia em todo o estado, criando uma agenda permanente para promover o setor e estimular a economia. Com a integração de todos os elos da cadeia produtiva do setor gastronômico em um único e longo evento, o Governo do Estado abre novas oportunidades de negócios e atua, de forma inédita, para fomentar ações entre o setor público e patrocinadores do setor privado.
Potencial econômico
O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o estado de São Paulo e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.
São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e onze dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.
Ação integrada
O SP Gastronomia é o maior programa intersecretarias já realizado pelo Governo do Estado. No calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participam também as pastas de Desenvolvimento Regional; Saúde; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.
Patrocínios
No dia 13 de agosto, o Governador Doria apresentou o SP Gastronomia a dezenas de empresários, que foram convidados a apoiar o projeto por de leis federal e estadual de incentivo à cultura ou investimentos de marketing. O SP Gastronomia será totalmente realizado com recursos da iniciativa privada. As empresas Rede, Alelo, Ambev, Minalba, Sky e Tramontina confirmaram patrocínio. O evento terá como parceiros de mídia as redes de televisão e rádio Band e Cultura, a Infoglobo e o jornal O Estado de S. Paulo.
Calendário
O calendário completo das atividades ao longo de 31 dias, com datas e locais, está disponível no site www.spgastronomia.sp.gov.br. Abaixo, alguns dos destaques do programa:
– Feito em SP (a partir de 2/10): festival competitivo voltado a produtos e pratos emblemáticos da gastronomia de São Paulo, com eliminatórias nas 16 regiões do estado e final no Memorial da América Latina. Em todas as etapas, shows musicais complementam a programação.
2/10 – São Carlos
3/10 – Ribeirão Preto
4/10 – Franca
5/10 – Barretos
6/10 – São José do Rio Preto
8/10 – Araçatuba
9/10 – Presidente Prudente
10/10 – Marília
11/10 – Bauru
12/10 – Sorocaba
13/10 – Campinas
15/10 – Taubaté
16/10 – Santos
17/10 – Registro
18/10 – Santo André
24 a 27/10 – São Paulo
– Mesa SP (24 a 27/10): evento no Memorial da América Latina com centenas de chefs, produtores e profissionais reunidos para celebrar a cozinha brasileira e discutir os caminhos da gastronomia em aulas, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina.
– Restaurante Week (4 a 27/10): festival que oferece menus especiais a preços acessíveis em mais de 200 restaurantes renomados da cidade de São Paulo.
– Festival de Bares e Botecos (28 a 31/10): ação para valorizar a culinária dos bares e os petiscos de São Paulo, com experiências que incentivam a criatividade, o sabor e a alegria.
– Bocuse D’or (27/10): etapa do mais importante concurso da gastronomia mundial, com talentos brasileiros competindo para participar da grande final internacional, na França.
– Mesa no Cinema (28 a 31/10): mostra de filmes consagrados relacionados à gastronomia, acompanhada por degustações temáticas harmonizadas, com assinatura de chefs renomados.
– Jantares Magnos (23, 25 e 26/10): refeições especiais preparadas pelos maiores chefs da atualidade nos grandes restaurantes de São Paulo.
– À Mesa (a partir de 14/10): exposição inédita no Memorial da América Latina sobre a história da gastronomia em São Paulo, com obras de arte e objetos que rememoram origens e tradições, realizada pela curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
– Literatura & Gastronomia (de 24 a 27/10): feira literária focada em livros sobre gastronomia, reunindo dezenas de editoras e autores.
– Bom Prato Convida (16/10) – Dia Mundial da Alimentação): ação nos 57 restaurantes da rede Bom Prato, com cardápios especiais criados por chefs renomados nos restaurantes do programa de alimentação social do Governo do Estado, ao valor de R$ 1.
– Vivaleite (24 a 27/10): espaço interativo e lúdico do programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Memorial da América Latina, para apresentar a importância do consumo de leite no desenvolvimento saudável das crianças.
– Rotas Gastronômicas SP (2 a 31/10): as Secretarias de Turismo e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com prefeituras, listarão os principais produtos e pratos das 16 macrorregiões de São Paulo. O mapa será lançado no Memorial da América Latina, no dia 24 de outubro.
– Agricultura de Portas Abertas (2 a 31/10): programação promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que vai apresentar as principais pesquisas sobre alimentação realizadas no estado.
– Via Rápida no SP Gastronomia (2 a 31/10): a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, oferecerá 400 vagas para 13 cursos de qualificação profissional de até 100 horas nas áreas de cozinha e gastronomia.