Governo cria subsecretaria para cuidar da proteção aos animais no Estado de SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2018 às 05:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A nova pasta vai coordenar os trabalhos do Estado junto às prefeituras paulistas

D​efesa dos direitos dos animais, no Estado de São Paulo, terá o mesmo status das medidas que envolvem dos direitos humanos. 

E o primeiro passo, para isso, foi a criação da Subsecretaria de Defesa dos Animais, vinculada à Casa Militar do Estado. 

O anúncio foi feito pelo governador Marcio França na última segunda-feira, durante lançamento do programa Pet São Paulo, que dará apoio aos municípios na realização de campanhas, feiras, castração e microchipagem.  

A nova pasta vai coordenar os trabalhos com as prefeituras e a cidade participante ganhará o Selo Pet São Paulo, como parceiro na proteção dos animais. No mesmo evento, França anunciou outras medidas para proteção dos animais. 

“Quando a sociedade começa a ter muita gente fazendo isso, é porque está na hora do governo reconhecer de maneira institucional. Daqui para frente teremos uma secretaria, um telefone, veículos, polícia, tudo o que tem na defesa civil vai ter na defesa animal”, afirmou.

Segundo ele, o projeto também pode ser tornar modelo para o País. “Quem sabe São Paulo não orienta todo o Brasil a fazer igual pela vida dos animais, especialmente esses que vivem com a gente e acabam tendo tanta afinidade e são como da família”, disse.

A subsecretaria também será responsável por coordenar o Sistema Estadual de Defesa dos Animais (SIEDA), um comitê gestor intersetorial responsável por realizar e apoiar projetos e ações de proteção de cães e gatos. 


+ Política