Os dispositivos da Apple compõem uma grande rede que se ajuda e retroalimenta, no sentido de localizar aparelhos que estejam perdidos – mesmo que não haja internet.
Tecnologia
O recém-lançado rastreador AirTag se vale desta tecnologia para dizer onde estão mochilas, chaves e outros pertences.
O Google, por sua vez, parece que almeja fazer o mesmo, valendo-se também da massiva presença de celulares conectados pelo globo que possuem o Google Play Services instalado.
Mesmo sem nenhum comentário da companhia, é possível imaginar que este processo deva ocorrer com total privacidade do usuário, ou seja, não seria possível que curiosos localizem o smartphone sem a permissão do dono.
Por enquanto, o aplicativo Google Find My Device pode encontrar apenas o celular do próprio usuário, aquele que está cadastrado em sua conta Google, por meio do GPS – tal qual o Buscar do iPhone no começo.
Sem previsão
Apesar de o código ter sido encontrado em uma versão recente da API do Google Play Services, isso não necessariamente significa que o serviço já esteja pronto para ser lançado. Portanto, não há uma data de previsão para que esta atualização chegue ao usuário final.
Vale dizer também que, até o momento, o Google não confirmou tais informações.
(Com informações de XDA Developers)