Google e Facebook monitoram você a cada clique na internet

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 23:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Relatório informa que 77,4% dos sites rastreiam suas visitantes, ou seja, oito em cada dez monitoram você

Um relatório da empresa de segurança alemã Ghostery informa que 77,4% dos sites rastreiam seus visitantes. Ou seja, quase oito em cada dez sites coletam dados sobre você na internet. 

Os dois principais rastreadores são o Google e o Facebook, cujo principal negócio é a publicidade digital. Quando você acessa um site cujos banners são administrados pelo Google, ou pelo Facebook, eles ficam sabendo – mesmo que aquela página, aparentemente, não tenha nada a ver com nenhum dos dois. 

O maior sistema é o do Google, que está presente em 60,2% das páginas da internet, contra 27,1% do Facebook.  

Cada site utiliza vários rastreadores ao mesmo tempo. Cerca de 40% dos sites têm entre dois e nove rastreadores, enquanto 16,2% têm mais de dez. A ferramenta de detecção de dados mais usada na internet é a do Google Analytics, que dá diversos tipos de informação sobre os dispositivos que são usados para acessar uma página web, como modelo do aparelho, operadora de internet, idade, localização e tempo médio de visita ao site.

Em segundo lugar, aparece o Facebook Connect, usado para captar informações e facilitar o compartilhamento de páginas na rede social. A Ghostery analisou dados referentes a 850 mil pessoas e 400 milhões de visitas a páginas.

Existem plug-ins para o navegador que prometem impedir o monitoramento, como o Disconnect, o Privacy Badger e o próprio Ghostery.


+ Tecnologia