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Atualização promete bloquear anúncios que atrapalham na performance do seu dispositivo
Não deve ser segredo para ninguém que, o que o Chrome tem de rápido, também tem de consumista, já que o navegador do Google devora a energia e a RAM do computador.
A companhia sabe bem disso e, na tentativa de minimizar esses efeitos, anunciou uma atualização que promete bloquear anúncios que drenam a bateria e atrapalham na performance do seu dispositivo.
A funcionalidade, em desenvolvimento no Google há mais de um ano, vale para as versões desktop e mobile do Chrome, e será distribuída gradualmente para todos os usuários ao longo deste mês.
O browser bloqueará propagandas que ultrapassem 15 segundos de processamento a cada 30 segundos ou que fazem uso da CPU por mais de 1 minuto. Também serão punidas as publicidades com mais de 4 MB de dados.
Contudo, a ideia é que esse tipo de propaganda nem chegue de fato ao usuário, sendo bloqueada antes mesmo de ser exibida no navegador.
“Para economizar bateria e planos de dados dos nossos usuários, e oferecer uma boa experiência na web, o Chrome limitará os recursos que um anúncio pode usar antes que o usuário interaja com ele. Quando uma propaganda atinge seu limite, a janela mostrará uma página de erro, indicando que aquela publicidade usou muitos recursos”, disse Marshall Vale, gerente de produto do Chrome, em maio.
A ação do Google vem de uma parceria chamada Better Ads Standards, que identifica sites com anúncios abusivos – desde os mais inofensivos, como spam, até aqueles que distribuem malware e instalam programas contaminados.
Você já pode habilitar a novidade no seu Google Chrome seguindo os passos abaixo:
- Em uma nova aba, digite chrome://flags;
- Pesquise por heavy-ad na barra de buscas;
- Na categoria enable-heavy-ad-intervention, marque a opção Enabled;
- Na categoria heavy-ad-privacy-mitigations, marque a opção Disabled.
- Reinicie o Chrome
Sem dúvida, é um movimento muito bem vindo do Google para ajudar na redução de consumo de energia. Os PCs e notebooks agradecem.