Google Assistente ganha 'Modo Intérprete' e realiza tradução automática

Recurso, especialmente útil para quem está viajando, pode traduzir até 44 línguas em tempo real

Postado em: em Tecnologia

​Bem a tempo da temporada movimentada de viagens de férias, o Google Assistente recebeu uma atualização interessante: o Modo Intérprete, que começa a traduzir em modo real o idioma estrangeiro. 

O recurso já reconhece 44 línguas e é disponibilizado para telefones ao redor de todo o mundo.

O Modo Intérprete foi anunciado pela primeira vez no início deste ano, na Consumer Electronics Show (CES). Porém, até agora, o recurso não era tão útil, pois estava disponível apenas em displays inteligentes – como o Google Nest Hub.

Agora, com o recurso disponível no Android e iOS, ele pode ser usado em qualquer lugar do mundo como um intérprete de bolso

Para ativá-lo, apenas é necessário falar “Ok, Google, seja meu intérprete de... (e em seguida falar a língua)” ou “Ok, Google, me ajude a falar (falar a língua)”

No lançamento, ele oferece suporte para 44 idiomas diferentes, um número que deve ser expandido no futuro. O Modo Intérprete já está disponível em português. 

Após ouvir a fala da língua estrangeira, o Modo Intérprete transcreve o idioma em tempo real e anuncia o que foi dito. 

Após cada resposta, o Assistente pode apresentar respostas inteligentes, oferecendo sugestões que permitem uma resposta rápida sem a necessidade de falar – o que pode aperfeiçoar a conversa e torná-la mais “natural”.

O Modo Intérprete oferece variações regionais do mesmo idioma, como o espanhol castelhano falado no EUA e na América Latina, ou o espanhol falado na Espanha

Outra ferramenta do recurso usa sua localização atual para ajudar a escolher a variante de idioma regional, algo que também pode ser configurado manualmente. 

Além disso, o Intérprete também oferece maneiras diferentes de se comunicar, adequando a atuação do intérprete com a situação.

Em ambientes silenciosos, é possível digitar no teclado o que quer falar, por exemplo, e ainda selecionar manualmente qual idioma deseja. 

Por fim, o único ponto que ainda torna o recurso “limitante”, principalmente para quem viaja como mochileiro ou nem sempre possui uma conexão com a internet, é que ele está apenas disponível via Wi-Fi ou conexão móvel

Porém, sem fornecer muitas promessas sobre o assunto, a diretora sênior do gerenciamento de produtos do assistente, Lilian Rincon, afirmou a um jornalista do Gizmodo que a empresa trabalha para que o recurso esteja disponível offline via inteligência no dispositivo.

(Com informações do Gizmodo e Olhar Digital)


Artigos Relacionados