​Gilson de Souza pensa em substituir a frota de carros da Prefeitura por aplicativo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 14:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito entende que usar veículos por aplicativos traz maior agilidade e economia para os cofres públicos

Uma informação que está sendo mantida em sigilo, mas que o Jornal da Franca obteve com exclusividade essa semana, pode soar como uma bomba para funcionalismo público e até ser bem recebida pela população.

O prefeito Gilson de Souza estaria pretendendo substituir toda frota de veículos da Prefeitura. A utilização de veículos por aplicativos seria, para ele, uma solução de economia ao erário público.

O assunto vem sendo tratado com primazia pelo prefeito de Franca, pois uma de suas metas é trabalhar com um caixa (financeiro) sustentável e impulsionar ainda mais os serviços públicos. 

Na visão de Gilson de Souza, segundo fontes obtidas pelo Jornal da Franca, a substituição da frota própria por aplicativos significa economizar em horas de deslocamento, permanência em locais de visitas, peças, pneus, combustível, motoristas, IPVA, seguro, manutenção geral, entre outros. 

O número total de veículos da Prefeitura não foi passado ao Jornal da Franca, mas a intenção do projeto de Gilson de Souza poderia gerar recursos ainda ao erário público.

O prefeito entende que a Prefeitura deveria manter apenas um veículo em cada secretaria. Desta forma, o processo de resolutividade de coisas públicas será maior e ágil.

Os números não foram apresentados ainda ao prefeito, porém os estudos já foram iniciados pela Secretaria de Administração. É possível que essa proposta seja colocada em prática o mais breve possível.

SEMELHANTE

Gilson de Souza já obteve informações de que algumas prefeituras têm utilizado os veículos de aplicativos para  deslocamentos de servidores. Os resultados alcançados por esses municípios têm sido altamente compensadores. 

Em São Paulo, por exemplo, já existe uma legislação própria desde  2017, inclusive  foi feita pelo então prefeito João Dória, hoje governador.

A Prefeitura diz que ao deixar de utilizar veículos próprios, há economia em gasolina, seguro, estacionamento, manutenção, entre outros custos que são eliminados, com o uso do serviço de transporte individual. 

Segundo a Prefeitura, este serviço dará mais transparência e permitirá um melhor controle de gastos.

A proposta é que o servidor ao usar o aplicativo seja mais ágil em suas ações, pois existirá o controle de deslocamento. 

Já os motoristas de aplicativos deverão participar de licitação a ser realizada pela Prefeitura para que o pagamento seja efetuada à empresa, uma vez que ao utilizar os serviços o Município acompanhará as corridas, horários e quilometragem percorrida pelo servidor. 

Com isso, os gastos serão reduzidos e o poder público aumenta a transparência.

É possível que “apenas os serviços que, por sua natureza, peculiaridade ou periodicidade, devem ser prestados por outros meios ou formas de execução” não sejam utilizados por aplicativos.


+ Política