Geólogos buscam energia limpa e infinita gerada no centro da Terra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 17:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fonte seria fluido corrosivo que mistura substâncias líquidas e gasosas e geraria energia abundante

​Uma equipe de geólogos está escavando uma área no centro da Itália em busca de um suprimento funcional e ilimitado de energia limpa.

Por enquanto, o grupo já atingiu 3 km de profundidade, mas ainda não encontrou o que está procurando. A intenção da equipe compostas por especialistas italianos e suíços

A intenção da equipe composta por especialistas italianos e suíços é alcançar o horizonte K, uma profundidade em que eles esperam encontrar reservatórios de fluidos altamente pressurizados. 

Segundo a revista Wired, seria “uma das formas de energia renovável mais densas em energia do mundo”.

Os geólogos estão no caminho certo, mas podem haver alguns empecilhos. O primeiro é que é difícil cavar tão fundo sem causar um terremoto no caminho. 

Contudo, os especialistas estão otimistas quanto a isso e até publicaram uma pesquisa na revista acadêmica JGR Solid Earth para provar que é possível.

O outro problema está relacionado à própria fonte de energia. Conhecida como fluido supercrítico, ela faz jus ao nome: 

“Os fluidos são muito corrosivos e dissolvem muitas coisas da rocha com as quais você precisa lidar”, explicou Susan Wty, cofundadora da empresa geotérmica Alta Rock Energy.

Os tais fluidos supercríticos são bem incomuns, portanto, mesmo que o grupo encontre a fonte de energia na Itália, é impossível garantir que outros lugares do planeta desfrutarão das mesmas condições.


+ Ciência