Gasolina está cara? Pode ficar ainda mais: Petrobras elevará preços em 3%

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 23:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reajuste ocorre após preço do petróleo Brent registrar recuperação de cerca de 10% desde o último dia 10

A Petrobras elevará o preço médio da gasolina em suas refinarias em 3% a partir desta quinta-feira, dia 20. 

Será o primeiro aumento do combustível neste ano, de acordo com informação obtida pela Reuters no mercado e confirmada pela assessoria de imprensa da estatal.

O preço do diesel da petroleira, por sua vez, não terá alterações.

Qual o contexto desse aumento? O reajuste da gasolina ocorre após o preço do petróleo Brent registrar uma recuperação de cerca de 10% desde o último dia 10, quando havia atingido o menor valor em cerca de 13 meses, com temores sobre o impacto do coronavírus na demanda chinesa.

Como ficaram os preços neste ano? Em 14 de janeiro, a estatal reduziu em 3% os valores médios do diesel e da gasolina. Na semana seguinte, anunciou um novo corte, de 1,5% na gasolina e 4,1% no diesel.

No dia 31 do mês passado, ambos os combustíveis ficaram 3% mais baratos nas refinarias. 

Por fim, na última quarta-feira, 05 de fevereiro, a estatal anunciou que iria reduzir de novo os preços da gasolina e do óleo diesel em suas refinarias a partir da quinta-feira, 06. O litro da gasolina passou a custar 4,3% menos, e o do óleo diesel, 4,4% menos.

Qual a razão dos cortes feitos pela Petrobras não terem chegado à bomba? Há uma série de motivos. Um deles é que tanto postos quanto distribuidores trabalham com estoques e dão prioridade, na hora de comercializar, aos produtos antigos.

*6Minutos com Reuters


+ Economia