Gasolina aditivada: conheça mais sobre o produto e seus benefícios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de novembro de 2017 às 02:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba a verdade sobre os efeitos no motor ao utilizar esse tipo de combustível e entenda como funciona

A dúvida ainda paira sobre a cabeça de boa parte dos consumidores quando se fala em gasolina aditivada, embora ela já faça parte do mercado brasileiro há quase 20 anos.

Pesquisas realizadas recentemente mostram que proprietários de veículos ainda estão confusos com relação a esse tipo de combustível, muitos até mesmo evitando a utilização desse tipo de produto por pensar que o mesmo danifica o motor por conta dos detergentes contidos em sua composição.

Na verdade, o papel da gasolina aditivada é limpar e proteger o motor, para que ele tenha o melhor desempenho. O motorista pode a qualquer momento optar por gasolina aditivada, comum ou etanol (nos motores flex). 

Há quem pense que a gasolina aditivada é mais pura que a comum. Isso não é verdade. O que a gasolina aditivada tem a mais é a tecnologia de aditivos detergentes, dispersantes e formadores de películas protetoras.

Além do detergente, a gasolina conta com aditivos dispersantes, que tornam microscópicos os resíduos removidos e evitam o bloqueio nos filtros. 

O uso da gasolina aditivada não vai aumentar a potência do motor do veículo. A gasolina aditivada limpa o sistema de injeção, contribuindo para o funcionamento do motor em sua maior eficiência. Ela restringe as perdas de rendimento do motor e após os primeiros abastecimentos pode até recuperar a performance em carros que estavam com motor muito sujo.

Uma observação importante é sobre utilizar esse tipo de combustível no tanquinho de partida a frio, pois os antioxidantes de sua composição retardam o envelhecimento dela, já que pode-se passar semanas e até mesmo meses sem o mesmo ser usado. A gasolina aditivada nesse compartimento evita que o produto fique muito espesso por conta da evaporação das partículas leves, o que pode causar falhas na ignição.

Muitos consumidores, pela pouca diferença de valores entre a gasolina comum e a aditivada, pensam que o custo-benefício desta última não compensa. Outro engano. Os maiores benefícios virão com o tempo de utilização, pois ela ajuda a evitar problemas na manutenção e troca de peças do sistema de combustão, além de auxiliar a manter o bom desempenho do carro.


+ Economia