​Galerias e bocas de lobo estão desafiando equipes de manutenção urbana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 03:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A quase totalidade das obstruções são causadas por lixo nas tubulações, por omissão ou descuido das pessoas

Um dos grandes desafios das equipes de manutenção da Prefeitura de Franca tem sido compatibilizar os atendimentos às solicitações que recebem, com o impacto que muitas dessas intervenções causam, dependendo das localizações das ocorrências.

São problemas que poderiam ser evitados se houvesse um pouco mais de colaboração, aliado à educação comportamental das pessoas que,  ao atirar o lixo em qualquer local, muito contribuem para o agravamento dessas situações.

Percorrendo o trabalho feito pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, em bairros como Jardins Planalto, Petráglia, Brasilândia, Paulistano, no Jardim Francano, entre outros, foi possível constatar o verdadeiro dilema dos encarregados dessa tarefa. 

Detectam a gravidade do problema, que exige uma solução rápida, porém as chuvas dificultam a realização do que precisa ser feito e quando não é isso, existe o impacto no trânsito, ocasionando interrupções de tráfego.

Depois de feito o serviço, há necessidade da pronta recuperação do asfalto.

Na medida do possível, as equipes buscam trabalhar em sintonia com a Secretaria de Planejamento Urbano e Emdef, que realizam por toda a cidade os atendimentos com o remendo asfáltico. 

Com inúmeras solicitações registradas através do telefone 3711-9440 e outros canais disponibilizados pela Prefeitura, diariamente, por conta dessa situação de chuvas seguidas, a demanda na Secretaria de Serviços e Meio Ambiente só cresce. 

O apelo dos responsáveis é para que tanto os moradores quanto os comerciantes, não deixem materiais que possam ser arrastados pelas águas em calçadas ou canteiros de avenidas ou praças.

Mesmo com os recolhimentos que são feitos periodicamente, é comum encontrar sacos plásticos atirados indevidamente em locais de onde acabam sendo arrastados. 

A destinação desses materiais acaba sendo as bocas de lobo, obstruindo as grades e em outras situações, sendo levadas para as redes de galerias, dando causa aos rompimentos das tubulações. 

E quando isso ocorre, conforme o constatado em vários locais, o transtorno é geral, impactando moradores das imediações, gerando inundações, despesas para os reparos, problemas no asfalto e no trânsito.

Jardim Dermínio

Nas últimas horas, na Avenida Presidente Arthur Bernardes, no Jardim Dermínio, um novo rompimento de galerias voltou a ocorrer, exigindo das equipes da Prefeitura a pronta intervenção com a sinalização e colocação de placas de aço.  

Dias atrás boa parte da tubulação foi substituída quando um primeiro buraco foi aberto pelas mesmas razões, porém uma chuva forte voltou a assorear e comprometer todo o trabalho executado.

Além de outras intervenções menos complexas em pontos diferentes, nesse local as equipes farão o serviço em definitivo, com a substituição de 6 tubos de concreto, assim que houver uma estiagem. 

Esses cuidados são tomados para que a realização do serviço seja feita com segurança e o material não seja desperdiçado.


+ Obras