Fuja dos erros que mais levam à malha fina ao declarar Imposto de Renda

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de junho de 2020 às 18:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Devido à pandemia, prazo para acertar as contas com o Leão foi estendido até esta terça-feira, 30

​Prorrogado em razão da pandemia do novo coronavírus, o prazo de entrega do Imposto de Renda 2020 entra em sua reta final e se encerra nesta terça-feira, dia 30 de junho.

Mesmo com o tempo extra, muitos brasileiros deixaram para acertar as contas com o Leão na última hora. Com a correria, surgem, também, os erros e as deduções equivocadas. 

Segundo a Receita Federal, gastos com saúde e educação são os dados que mais levam o contribuinte para a malha fina.

 “Vale lembrar que não tem previsão de novo adiamento. Portanto, é importante não perder o prazo a fim de evitar multa”, alerta Romilson Amaral, professor de Ciências Contábeis do Ibmec. 

Em caso de atraso, a multa é de 20% do imposto devido ou o valor mínimo de R$ 165,74.

 Romilson recomenda que para não perder o prazo, “o contribuinte deve ter em mão as informações necessárias, tais como: a declaração anterior, CPF dos dependentes, o(s) informe(s) de rendimentos, informes de instituições financeiras (conta corrente, aplicações), recibos e notas fiscais referentes às despesas médicas e com educação, além dos documentos referentes a aquisição de bens, dentre outros”.

Para o correto preenchimento da declaração, o ideal é que o contribuinte tenha em mão toda documentação hábil das transações realizadas durante o ano-calendário. 

“Caso o contribuinte não tenha conseguido angariar toda documentação até 30 de junho, a dica é enviá-la como está, com a maior brevidade possível, e, depois, proceder a retificação da declaração. Desta forma, evita-se a cobrança da multa pela não entrega”, aconselha o especialista. 


+ Economia