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Linha habilitada nas mãos de pessoa mal-intencionada pode ser usada para golpes, spam de mensagens ou outras ações indevidas
As empresas de telefonia móvel têm adotado cada vez mais procedimentos de segurança para habilitar uma nova linha pré-paga.
No entanto, a ativação já foi muito mais fácil de fazer e, uma vez a linha habilitada nas mãos de uma pessoa mal-intencionada, é possível que seja usada para golpes, spam de mensagens, ou outras ações indevidas.
Se você quer saber se o seu nome está sendo usado sem sua autorização em alguma linha pré-paga, é possível descobrir.
Uma iniciativa das empresas do Setor de Telecomunicações permite que os usuários possam, através do CPF, consultar se possuem linhas pré-pagas ativas cadastradas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. O serviço é gratuito e tem o apoio da Anatel.
Acesse o site (clicando aqui). Em “consulta”, digite o seu CPF. Se houver alguma linha pré-paga ativa, a página exibirá o nome da operadora.
O sistema não mostra a quantidade de linhas e nem o número do telefone ativo. As informações das linhas pré-pagas ativas são atualizadas a cada 30 dias. Planos pós-pagos não aparecem e empresas virtuais como os Correios Celular, por exemplo, ficam de fora.
Segundo o jornal Extra, caso encontre uma operadora que tem uma linha ativa não reconhecida por você com seu CPF, a recomendação é ligar para a empresa de telefonia e pedir o cancelamento imediatamente.