compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ampliação de oito creches em bairros com grande demanda vai permitir a criação de aproximadamente 400 novas vagas
Ampliação de 8 creches municipais vai permitir a criação de 400 novas vagas
O Prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde da última quinta-feira, 1º de julho, investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação de 8 creches municipais, possibilitando a abertura de cerca de 400 novas vagas.
Segundo o prefeito, ao optar pela ampliação das unidades, a Prefeitura garante um custo-benefício maior, do que se o investimento fosse feito para a construção de uma nova unidade, tendo em vista a quantidade de vagas abertas em vários bairros a um custo inferior.
Para ser ter uma ideia, uma creche nova demanda, em média, R$ 3 milhões e atende até 140 crianças, sem contar os gastos operacionais para o funcionamento.
As unidades que receberão as obras de ampliação, cujas licitações serão abertas a partir desta sexta-feira, 2, estão situadas nos bairros Jardins Luíza 1 e 2, Peres Elias, Pulicano, Polo Clube, Primo Meneghetti, Palmeiras e Jardim Tropical 2.
As creches foram definidas pela Secretaria de Educação, em virtude da demanda de alunos nas regiões e pelas áreas comportarem a ampliação.
Atualmente, estão sendo atendidas em 79 creches na cidade, 10.377 crianças, com idade de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
Além do repasse da subvenção mensal para o atendimento das crianças, a Prefeitura também disponibiliza os móveis, equipamentos e materiais necessários para o funcionamento das unidades administradas por entidades da cidade.
De acordo com a Secretaria de Educação, foram convocadas para o atendimento em creches neste ano, mediante chamamento da Central de Vagas, 2.350 crianças.
Retomada das aulas
Além dos investimentos, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou o cronograma para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, em escolas e creches, após análise da situação epidemiológica da pandemia da Covid-19, na cidade, conforme informou o Jornal da Franca (Veja aqui)
A queda na taxa de transmissão da doença para 0.8, fazendo de Franca uma das cidades, com menor índice de transmissibilidade, número de atendimentos prestados no Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, sendo que nenhum paciente aguardava transferência para leito de UTI, na manhã da última quinta-feira, além do avanço no cronograma de imunização da população, foram essenciais para as novas ações.
De acordo com o prefeito, a programação tem início já na próxima semana, onde os pais e responsáveis pelos alunos serão comunicados sobre o retorno presencial, a partir do dia 2 de agosto, com capacidade parcial, seguindo os protocolos sanitários e a imunização dos profissionais da Educação.
As atividades presenciais nas creches serão retomadas a partir do próximo dia 27, deste mês.
A partir desta data até o dia 06 de agosto, serão realizadas atividades nos sistemas remoto e híbrido, com atividades on-line e presencial, com capacidade parcial, de acordo com a situação epidemiológica no período.
O cronograma prevê a partir do dia 9 de agosto, aulas de reforço para os alunos que não tiveram engajamento durante a pandemia, com atendimento presencial e híbrido até o início de setembro, por professores que já tenham recebido a segunda dose das vacinas.
A previsão é que a partir do dia 9 de setembro, com a imunização da maioria dos profissionais da Educação, as aulas sejam retomadas para a totalidade dos alunos, presenciais e remotas, com estudo intensivo para a recuperação e avanço nos conhecimentos em relação as habilidades, previstas no Currículo Paulista.