compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Franca, por ser uma cidade alta em relação ao nível do mar, fica suscetível às neblinas
Franca, por ser uma cidade alta em relação ao nível do mar, fica suscetível às neblinas. Vista da cidade nesta sexta-feira
A neblina – também chamada de nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.
A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.
De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água.
No caso das nuvens, a umidade condensa-se graças às baixas temperaturas que a atmosfera atinge em determinadas altitudes, sendo, por isso, mais frequente.
A neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.
Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente.
A formação de nevoeiros, porém, é mais comum em dois tipos de ambientes: nas zonas de serras e montanhas e nas proximidades de lagos, rios e lagoas.
Altitude de Franca
Nos locais de elevada altitude, como é o caso da cidade de Franca, esse fenômeno ocorre por causa do bloqueio das massas de ar. Assim, quando as temperaturas estão baixas, esse bloqueio proporciona a formação dos nevoeiros pela condensação da umidade.
Já nas proximidades de rios e lagos, a neblina forma-se graças à evaporação intensa que ocorre nesses locais durante o dia, o que eleva a umidade que, como já sabemos, é um dos pré-requisitos necessários para a formação dos nevoeiros em períodos do dia de baixas temperaturas.
Quando a neblina é muito densa, vários problemas acontecem, a exemplo do aumento do número de acidentes nas estradas e o cancelamento de voos.
Por isso, é preciso sempre estar alerta, principalmente quando se está ao volante, procurando seguir as normatizações de trânsito, como trafegar em baixa velocidade, manter o farol baixo ligado e nunca acionar o farol alto e nem o pisca-alerta.
Com informações de Mundo Educação
WWW.mundoeducacao.uol.com.br