Franca tem o 3º melhor saneamento do país, segundo a ABES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de março de 2019 às 08:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poá, Santos, Franca, Taubaté Pindamonhangaba e São José dos Campos estão no ranking da Abes

Poá, Santos, Franca, Pindamonhangaba, Guariba, Santa Ernestina e Lins vão ser premiadas neste ano pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) por figurarem entre as cidades com melhor saneamento do Brasil. 

Os investimentos da Sabesp em abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos contribuíram para colocar os municípios entre os 10 primeiros do país, de acordo com levantamento da Abes – edição 2018, entre as cidades de grande e de médio/pequeno porte. 

Na categoria “Rumo à Universalização”, a média geral do Brasil foi de 496,05 pontos. 

Entre as de grande porte, as cidades top 10 da Sabesp alcançaram notas maiores: Poá (499,98); Santos (499,87); Franca (497,83); e Pinda (497,73). 

Além dessas, a Companhia também tem entre as 29 melhores do ranking os municípios de Taubaté, São José dos Campos e Botucatu. 

Figurando entre as melhores colocadas, em Franca os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos estão universalizados há 2 décadas. 

Muitos projetos se destacaram como, por exemplo, algo pioneiro no Brasil, que consiste na transformação do gás de esgoto em combustível veicular. 

Além disso, nos últimos 5 anos, para cada R$ 1 arrecadado na cidade com água e esgoto, R$ 0,54 foram aplicados em novos investimentos. 

Para os próximos anos, estão previstas ações como a conclusão do novo sistema de produção de água Sapucaí-Mirim, a implantação de novas estações elevatórias de esgoto e a substituição de redes e ramais de água para reduzir ainda mais as perdas. 

Entre os municípios de pequeno e médio portes – até 100 mil habitantes -, dez serão premiados. 

Destes a Sabesp coloca três cidades no ranking: Guariba (499,12); Santa Ernestina (498,53) e Lins (498,42), todas com pontuação maior do que a média nacional. 

Compõem o estudo quase dois mil municípios cujos dados foram fornecidos ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS2), o que representa 34% dos municípios do Brasil e 67% da população do país. 

O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e também a coleta e destinação de resíduos sólidos

SERVIÇO 

A premiação das cidades vai ocorrer dentro da programação do II Simpósio Ranking ABES, nesta quinta-feira (28), das 9 às 12 horas, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo. 

O ranking completo pode ser consultado no site da ABES pelo link: http://abeseventos.org.br/2019/02/22/ranking2018/.


+ Urbanismo