compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Reuniões, campanhas, ações de orientação e vacina ampliam a prevenção contra o Aedes aegypti em Franca
Profissionais da área de Saúde de Franca deram início à Semana de Mobilização contra a Dengue
Na última terça-feira (3), profissionais de saúde de Franca deram início à Semana de Mobilização contra a Dengue, com reuniões que uniram equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e representantes dos hospitais São Joaquim/Unimed, Hapvida e Complexo Santa Casa.
A iniciativa busca intensificar a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
As reuniões, realizadas nos períodos da manhã e tarde, abordaram protocolos de notificação e ações de prevenção.
“Focamos em orientar sobre o combate à proliferação do mosquito e sobre como cada profissional pode atuar junto à população, prevenindo e auxiliando no atendimento nas unidades. Com engajamento e campanhas consistentes, será possível reduzir ainda mais os números”, afirmou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
União para disseminar informação e agir com eficiência
Renata de Oliveira Freitas Borges, chefe da Vigilância Epidemiológica, destacou a importância do engajamento dos participantes. “Com o comprometimento das equipes, conseguimos multiplicar o conhecimento para a população. Dados mais precisos fortalecem as políticas públicas e permitem ações mais efetivas.”
As reuniões continuarão nesta quinta-feira (5), envolvendo funcionários de urgência e emergência, UPAs, Prontos-Socorros e laboratórios públicos e particulares.
Enquanto isso, as equipes de Vigilância seguem em campo com visitas domiciliares para eliminar criadouros do mosquito, além de campanhas de conscientização junto à população.
Vacinação contra a dengue: disponível para jovens de 10 a 14 anos
Como parte do esforço preventivo, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as UBSs da cidade. A imunização pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Com ações coordenadas entre profissionais de saúde e a comunidade, Franca reforça seu compromisso na luta contra o Aedes aegypti e na proteção da saúde da população.