Franca realiza ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida nas UBS’s

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de setembro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Meta é alcançar o maior número de usuários dos serviços públicos de saúde, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental

Campanha Setembro Amarelo foca na prevenção ao suicídio e na valorização da vida

Durante todo o mês de setembro, as unidades de saúde de Franca, incluindo UBS e ambulatórios, estão promovendo ações voltadas para a Campanha “Setembro Amarelo”, que foca na prevenção ao suicídio e na valorização da vida.

A meta é alcançar o maior número possível de usuários dos serviços públicos de saúde, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.

Programação Intensa

Cada unidade de saúde preparou uma programação especial com palestras, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, realizadas em diferentes datas ao longo do mês.

As atividades acontecem nos espaços de convivência, como salas de espera, e contam com a participação dos grupos de educação em saúde já existentes.

Equipes multiprofissionais, especialmente psicólogos, se unem para promover um ambiente acolhedor e informativo, oferecendo apoio e esclarecimentos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Serviços de apoio

Além das conversas e palestras, as recepções das unidades de saúde estão decoradas com a cor amarela, símbolo da campanha, e com cartazes que trazem mensagens de incentivo à autoestima e à valorização da vida.

Dinâmicas interativas também são realizadas para envolver os pacientes e conscientizá-los sobre a importância de buscar ajuda quando necessário.

Informações sobre os serviços de apoio disponíveis e gratuitos na rede pública estão sendo amplamente divulgadas.

Destaques da Programação

Na UBS do Jardim Paraty, uma ação especial foi realizada com pais, mães e crianças do grupo Cartela de Leite, onde o psicólogo Olavo Tozatti compartilhou orientações sobre prevenção ao suicídio e bem-estar.

Um novo encontro está agendado para o dia 20 de setembro, às 11h, e uma dinâmica sobre valorização da vida acontecerá no mesmo dia, das 8h às 9h.

Na UBS do Jardim Santa Clara, na Região Oeste, a campanha já ganhou visibilidade com a decoração de bexigas amarelas e materiais institucionais, reforçando o apoio ao “Setembro Amarelo”.

Outras unidades de saúde também estão programando atividades específicas com grupos de saúde que participam de encontros regulares, garantindo que a mensagem da campanha alcance um público ainda maior.


+ Saúde