Franca participa da campanha nacional Fique Sabendo, de HIV e Sífilis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de dezembro de 2019 às 00:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanha é importante para intensificar da testes de HIV e sífilis junto às populações mais vulneráveis

A Secretaria Municipal de Saúde começou a  realizar desde a última segunda-feira, 02 de dezembro, mais uma vez a Campanha ‘Fique Sabendo’, de orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. 

O atendimento é gratuito e pode ser conseguido durante toda essa semana, inclusive no sábado, das 8 às 16 horas, na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua General Osório, 1417, centro).

No domingo, 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e para marcar a passagem foram desenvolvidas atividades em diversas partes do País. Com esses atendimentos disponíveis durante a semana, um dos objetivos é intensificar a testagem e abranger mais pessoas, lembrando que o atendimento é gratuito e sigiloso.

É importante a realização do exame pois uma vez diagnosticada alguma patologia seja o HIV ou a Sífilis, a pessoa será orientada a respeito e conduzida para o necessário tratamento disponível na rede pública. 

Ao comparecer no CTA será feita a coleta de sangue para exame que visa obter um diagnóstico, onde independente do resultado o paciente recebe as orientações dos profissionais responsáveis.

Este ano, a Campanha Fique Sabendo no CTA e em todo o Estado de São Paulo, com o slogan “Faça o teste da aids e da sífilis” tem o propósito de destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. 

A campanha é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais vulneráveis a estas infecções.


+ Saúde