Ministério dá classificação “B” para Franca no novo Mapa de Turismo Nacional

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de novembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesse processo de avaliação foram levadas em consideração as condições gerais de estrutura, envolvendo rede hoteleira, transportes e outros

Franca recebeu a melhor nota entre os 11 municípios da Região Nordeste do Estado

O município de Franca, Região Turística Lagos do Rio Grande, foi homologado pelo Ministério do Turismo, no SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), de 2022, com avaliação B, a melhor nota entre os 11 municípios da Região Nordeste do Estado.

É a primeira vez, que acontece essa divulgação, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, cuja validação final ocorreu através da Secretaria de Estado de Turismo e a Coordenadoria Regional.

Mais informações sobre as demais cidades podem ser obtidas, através do site: www.mapa.turismo.gov.br, incluindo o posicionamento dos 11 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, feita pelo Ministério do Turismo-TUR, a fim de emitir o Certificado do Programa de Regionalização do Turismo, para a respectiva cidade e o Conselho Municipal de Turismo.

Franca, que acaba de estruturar em seu novo organograma administrativo a função de Gerente de Agronegócios e Turismo, fez as gestões necessárias e está inserida na Região Turística Lagos do Rio Grande, antes denominada de ‘Circuito dos Lagos’.

Passo importante

Com esse procedimento, a cidade está inserida como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, com registro de Ata, na reunião do Conselho Estadual de Turismo (CONTURESP).

Trata-se de um passo importante para a cidade, buscando a obtenção do seu MIT (Município de Interesse Turístico), o que poderá possibilitar a obtenção de recursos para incrementar novas ações e políticas voltadas a esse seguimento.

Para Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, essa é uma ótima notícia que chega para alavancar algumas ações já em andamento, buscando projetar os potenciais que a cidade oferece, com sua forte indústria, agropecuária, equipamentos históricos que, de alguma forma, foram reconhecidos e poderão ser melhor utilizados como atrativos.

Avaliação

Nesse processo de avaliação, foram levadas em consideração as condições gerais de estrutura, envolvendo rede hoteleira, transportes (aéreo e rodoviário), equipamentos urbanos e rurais disponíveis, entre outros.

Na medida em que o município for melhorando sua estrutura receptiva, capacitando profissionais para essas funções, explorando os múltiplos formatos de turismo, negócios, ecológico, histórico, a tendência é só evoluir, fortalecer a economia e gerar mais empregos.


+ Turismo