compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A Prefeitura de Franca, através da Ação Social, tem uma série de iniciativas para amparar a população em situação de rua
Ação na última semana encaminhou 15 pessoas em situação de rua para programas da Prefeitura de Franca
Uma operação da Polícia Civil, Guarda Civil e Vigilância Sanitária na última semana resultou no encaminhamento de 15 pessoas em situação de rua para os serviços ofertados pela Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Ação Social.
A operação ocorreu na Vila Formosa, proximidades do Espaço Dignidade para a retirada de barracas nas calçadas da rua Coronel Tamarindo.
A Secretaria de Ação Social, que já vinha acompanhando essas pessoas, ofereceu mais uma vez os serviços de acolhimento, cuidados, higiene e limpeza, onde foram encaminhadas ao Centro Dignidade.
Gislaine Liporoni, secretária da pasta, falou sobre a operação. “Atendemos as necessidades e demandas, encaminhando as pessoas para cada serviço que precisavam e seguimos monitorando a cidade para acompanhamento de cada situação”.
“Temos o Serviço de Abordagem Social, que trabalha de segunda a sábado e vai até os locais para oferecer cuidados, dignidade, acolhimento e amparo, dentro da legalidade”, disse.
Além da Ação Social e Vigilância, a Secretaria de Meio Ambiente fez o serviço de zeladoria e limpeza do local, retirando entulhos, sujeiras e as estruturas dos barracos, preservando os pertences pessoais.
A Prefeitura de Franca, através da Ação Social, tem uma série de iniciativas para amparar a população em situação de rua.
Cerca de 640 pessoas estão cadastradas e são atendidas, diariamente, mais de 350 cidadãos.
Um dos programas é o Moradia Primeiro, que tem como objetivo disponibilizar a locação de um imóvel, onde a Prefeitura é responsável pelo pagamento do aluguel, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida. Também há o Acolhimento Noturno, Unidade de Atendimento Dia (com fornecimento de refeição, higiene pessoal e de pertences), Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e serviços da Casa de Passagem.
Os programas da Prefeitura de Franca possibilitam atendimento para todos e estão sendo referência para muitas cidades do Estado de São Paulo, que usam Franca, como exemplo, tais como São José do Rio Preto, Osasco, São Carlos e Piracicaba.
A Ação Social também participará, em breve, de evento on-line do México para falar sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua.