Franca inicia na segunda-feira, 16, Campanha de Prevenção à Tuberculose

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de março de 2020 às 11:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é realizar testes para identificar se o paciente está infectado e definir medidas de tratamento

A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 16 de março, a campanha de prevenção à tuberculose.

Os atendimentos serão realizados no Centro de Saúde I, na Rua Ouvidor Freire, Centro, das 7h às 16h. O objetivo é realizar testes para identificar se o paciente está infectado. 

A tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria MTB, que afeta os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. 

Ela se manifesta em pessoas com seus sistemas de defesa mais comprometidos e a sua transmissão pode ocorrer através do ar, onde uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outra por meio da tosse e do espirro.

Os sintomas principais são febre falta, tosse com ou sem escarro, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite. 

A orientação é que aqueles que perceberem uma tosse persistente por mais de 2 semanas dirijam-se até o Centro de Saúde para realizar os testes.

 Se diagnosticado, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, podendo durar até seis meses e só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames. 

Além dos atendimentos para testes, serão realizadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) orientações sobre a doença, distribuição de folhetos e cartazes informativos.

A campanha seguirá até o dia 30 de março, no Centro de Saúde I, que fica localizada na rua Ouvidor Freire nº 2109, no Centro, em frente ao terminal de ônibus da rua General Osório. Mais informações pelo telefone: 3724-1843.


+ Saúde