Franca implanta mais 5 novas residências terapêuticas para acolher até 100 pacientes

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 18 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cidade passa agora a contar com 10 Residências Terapêuticas, sendo que as cinco primeiras, já estão em funcionamento

Prefeito Alexandre Ferreira visitou uma das novas unidades, localizada no Jardim Barão

 

A Prefeitura de Franca iniciou nesta semana, a implantação de 5 novas Residências Terapêuticas (RTs) e na última quarta-feira, 17, o prefeito Alexandre Ferreira visitou uma das unidades, no Jardim Barão, acompanhado pela secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas e dirigentes da Fundação Allan Kardec, instituição credenciada para a gestão das 5 novas residências.

As demais quatro unidades ficam nos bairros São José, Centro, Prolongamento Duque de Caxias e outra residência no Jardim Barão.

A cidade passa agora a contar com 10 Residências Terapêuticas, sendo que as cinco primeiras, já em funcionamento, são administradas pela Fundação Judas Iscariotes.

A previsão é de acolher até 100 pacientes, com transtornos mentais institucionalizados (residentes), em hospital psiquiátrico da cidade, que tiveram alta, mas não têm nenhum tipo de vínculo familiar.

Os investimentos feitos para manutenção dos serviços, segundo o prefeito são da ordem de R$ 2 milhões, tendo parcerias com o Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Os serviços oferecidos

Com a implantação das novas unidades, previsão é que sejam atendidos até 100 pacientes

 

Nas 10 Residências Terapêuticas mantidas pelo município em parceria com os governos Federal e Estadual, mediante transferências de recursos, as pessoas atendidas convivem num ambiente semelhante ao da família.

Para tanto, contam com uma equipe multidisciplinar, especialmente, qualificada, que oferece atendimento 24h, estimulando a reabilitação psicossocial e o acompanhamento terapêutico no contexto do morar e sua relação com o ambiente que os cercam.

Dentre as propostas desse acolhimento, as equipes procuram ajudar na reinserção dos moradores na vida comunitária, criando condições para que eles fortaleçam e/ou ampliem seus recursos sociais, comunitários, de saúde, de trabalho e de lazer.


+ Ação Social