compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Na 52º posição, município se destaca em fatores de mobilidade urbana e condições habitacionais e ambientais
Não é de hoje que Franca é notícia nacional através de diferentes fatores que fazem da cidade um exemplo para as demais. A boa notícia é que o município figura também no ranking das melhores cidades para se viver no Brasil, segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O estudo considerou os 5,5 mil municípios brasileiras e apontou as 100 cidades com melhores resultados no que diz respeito a cinco fatores: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.
Levando-se em conta tudo isso, Franca conquistou a 52ª posição, ficando na frente de cidades como Jabotical (58ª posição); Americana (59ª); Limeira (62ª); Rifaina (67ª); Monte Alto (68ª); Sales de Oliveira (69ª) e Guaíra (71ª posição).
O estado de São Paulo domina o topo do ranking com 8 cidades nas primeiras posições. Em primeiro lugar figura o município de Buritizal – considerada a cidade mais organizada do estado -, com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.
Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório, o levantamento revela uma desigualdade regional. Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, os piores.
Veja a lista das 100 melhores e piores cidades do Brasil em bem-estar: