Franca encerra ano de 2019 com mais de 10 mil casos de dengue

Vigilância deve ser feita por todos os moradores, eliminando possíveis focos de proliferação do Aedes

Postado em: em Saúde

A Vigilância Epidemiológica de Franca está fechando o ano com mais de 10,3 mil casos de dengue, o que faz com que as autoridades do setor se mantenham mobilizadas e pedindo que o espírito de alerta também seja mantido pela população. 

Cléber da Silva Benedito, um dos responsáveis pela coordenação das equipes de campo da Vigilância Sanitária, observou que a vigilância domiciliar precisa ser feita por todos os moradores, especialmente aproveitando esses dias de folga, limpando as calhas, caixas de água e outros objetos que armazenem água e estejam dentro das casas, barracões ou mesmo nos quintais.

De parte da Secretaria de Saúde as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica não haverá tréguas nas ações preventivas. Retomarão as atividades normais a partir da quinta-feira, 02, com ações pontuais nos bairros e pedindo aos moradores a sua participação. 

A partir de fevereiro, com o retorno das aulas o trabalho será ampliado com atividades em salas de aulas, conversas com alunos e educadores no sentido de levarem essas orientações para os pais.

Os números atualizados divulgados essa semana apontam para o registro de 10.375 casos de dengue, dos quais 2.886 autóctones, 134 importados, 793 negativos e 6.663 até o momento sem o fechamento, ou seja, sem os resultados conclusivos. 

Em virtude do período chuvoso e forte calor é comum o aparecimento de focos de larvas em objetos abandonados em terrenos baldios e mesmo nos quintais. 

Em razão disso, a população deve ficar alerta e também fazer a sua parte acionando a Vigilância Sanitária em casos que houver necessidade através do telefone: 3711-9415.


Artigos Relacionados