compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Os setores de indústria, serviços, construção e agricultura se destacaram como principais geradores de postos de trabalho
O Estudo Emprego Formal, da Fundação Seade, aponta que a Região de Franca registrou a criação de 2.798 empregos formais no mês de janeiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.
As vagas foram distribuídas pelos setores de indústria (1.486); serviços (519); construção (466); agricultura, pecuária e pesca (426) e comércio (-99).
De acordo com a pesquisa, os empregos com carteira assinada aumentaram 0,3% no Estado de São Paulo em janeiro de 2024 em relação ao mês anterior.
A geração de 38 mil vagas de trabalho resulta de 639 mil admissões e 601 mil desligamentos. Com isso, o estoque de empregos formais no Estado ficou em 13,9 milhões segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Variações
Os resultados apurados em janeiro mostraram variações positivas na construção (2,5%), na indústria (1,0%) e em serviços (0,2%). Houve redução do emprego na agricultura (-1,5%) e no comércio (-0,5%).
Em serviços houve destaque na geração de postos de trabalho em educação (8 mil), atividades profissionais, científicas e técnicas (3 mil) e saúde humana e serviços sociais (3 mil).
No acumulado de 12 meses, o Estado de São Paulo registrou 406 mil novos empregos – resultado de 7,2 milhões de admissões e 6,8 milhões de desligamentos – com crescimento de 3,0%, pouco inferior ao verificado para o Brasil (3,5%). Esse saldo representa 26% dos empregos criados no país (1,6 milhão).
Confira os dados completos da região e os específicos dos municípios: https://trabalho.seade.gov.br/
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.