Franca é a primeira cidade no estado de São Paulo a fazer funcionar a internet 5G

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 19:00
  • Modificado em 15 de dezembro de 2021 às 20:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A empresa Algar Telecom foi uma das operadoras de telefonia móvel do país, vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel

Franca lançou na manhã desta quarta-feira, 15, a internet 5G

Franca foi a primeira cidade do Estado de São Paulo, a lançar a tecnologia 5G, a quinta geração da rede de internet móvel.

O evento realizado na manhã desta quinta-feira (15) no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus e equipe, vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de entidades de classe e universidades.

A empresa foi a vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vai atender a região do sul de Minas Gerais, parte do Mato Grosso e uma parte de São Paulo, região na qual Franca está incluída.

Márcio de Jesus ressaltou que o dia 15 de dezembro de 2021 é uma data marcante para o lançamento e a implantação da nova tecnologia 5G em Franca, que está sendo a pioneira em receber o novo serviço e também as cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba.

A primeira frequência que está sendo ativada na cidade é a 2.3 Ghz, liberada para uso comercial.

Segundo ele, Franca foi escolhida por ser uma das principais cidades de atuação da operadora, que desde o leilão vem trabalhando de uma forma intensa para levar o serviço à população.

A partir desta quarta-feira vários setores da cidade, que apresentam maior concentração e movimentação de pessoas, passaram a contar com a nova tecnologia 5G.

Nesta primeira etapa está sendo atendida a região central. Posteriormente, a internet 5G vai chegar ao Distrito Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz.

Até o final deste ano, a previsão é que um terço da cidade seja atendida com o serviço, com evolução contínua ao longo de 2022.

Na prática, o 5G representa um aumento da velocidade no acesso à internet pelo smartphone. Quanto mais frequência é adicionada ao 5G, maior é a velocidade que poderá ser alcançada.

Nesta faixa de 2.3 Ghz, pelos testes apresentados, a velocidade alcançada é quase 40 vezes a do 4G.

Para ter acesso ao 5G, a pessoa deve ter um smartphone compatível com o serviço, sem nenhum custo adicional para os clientes da operadora.

Alexandre Ferreira disse que é uma alegria Franca ter sido uma das poucas cidades escolhidas para receber essa nova tecnologia, que será uma revolução para o país inteiro.

O prefeito ressaltou que a cidade irá preparar a mudança na legislação para adequar às necessidades da infraestrutura para a instalação das antenas e utilizar o 5G para oferecer os serviços da Prefeitura, de maneira mais rápida, eficiente e com mais tecnologia.

“O 5G vem trazer uma revolução para nós, de velocidade, qualidade, de acesso. Nós inauguramos hoje, com a Algar, um diferencial para a cidade. Hoje, o país inteiro está olhando para nós”, completou o chefe do Executivo.


+ Tecnologia